
A qualidade científica do Congresso Europeu de Nutrição Materno-Infantil, realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2024, foi garantida por Jacqueline Rodrigues e Aline de Piano Ganen, apoiadas pelo Centro Universitário São Camilo, no Brasil, que supervisiona a submissão e seleção de trabalhos a serem apresentados. Esses esforços culminaram em comunicações orais premiadas e numa mostra de estudos, promovendo a divulgação de investigação e boas práticas.
O congresso disponibiliza uma plataforma online interativa para os inscritos. Este ano, além de viabilizar a transmissão ao vivo, ofereceu acesso posterior às palestras e, ainda, seis aulas sobre temas como ‘Os transtornos alimentares na fase fértil da mulher’ ou questões emergentes como ‘A gravidez do homem transgénero: cuidados hormonais e nutricionais a serem considerados’. Tal como no passado, realizaram-se vários workshops pré-congresso, no dia 24 de outubro.
O CEuNMI 2024 encerrou com uma notícia que gerou bastante entusiamo entre a assistência. A próxima edição do congresso marca o início de uma periodicidade bienal, estando agendada para outubro de 2026, em Lisboa. “Esta decisão foi tomada com o propósito de trazer um aprimoramento científico e logístico ainda mais importante para o evento. Sublinha o compromisso com a excelência e a evolução contínua, preparando-se para nutrir mentes e corações num cenário global ainda mais robusto”, revelou Jacqueline Rodrigues.
Sobre as conclusões retiradas do CEuNMI 2024, a nossa entrevistada salientou que “há demanda, interesse e entusiasmo pelo crescimento do evento”, pois “reunimos aquilo que as profissionais necessitam para uma atuação mais segura e assertiva”. Adicionalmente, reforçou, “a possibilidade de ter um comité científico internacional com especialistas nas temáticas da área amplia as possibilidades para investigadoras propagarem os resultados dos seus trabalhos, que reverberam ulteriormente para a sociedade”.
Feitas as contas, Jacqueline Rodrigues fez um balanço final “muito positivo” desta edição: “Tivemos dois dias de intensa programação científica e um espaço de exposição vivo e dinâmico, com muita troca, encontros e reencontros entre as profissionais da área. Existe um enorme entusiasmo pelo crescimento desta área por parte dos profissionais, pois não há outro evento do género na Europa que ofereça atualizações e espaço para a submissão de trabalhos e networking entre as profissionais». «Ficamos felizes e satisfeitos com o resultado e o reconhecimento de tantos”, terminou.
“Uma conexão global para nutrir gerações” é um dos artigos de cobertura da última edição da revista VIVER SAUDÁVEL, afeta aos meses de janeiro e fevereiro, brevemente disponível.