Católica no Porto estuda impacto do consumo de leguminosas na saúde humana 989

 

 

19 de setembro de 2018

A Católica no Porto lança o projeto de investigação “Impulse: Impact of a PULSE-based partial replacement diet on metabolome and health”, que visa avaliar de que forma uma alimentação à base de alimentos de origem vegetal pode influenciar a saúde do consumidor.

O estudo realizado pela Escola Superior de Biotecnologia (ESB), em parceria com a Universidade de Aveiro, pretende ainda «validar a hipótese de que as leguminosas como alternativa ao consumo de carnes vermelhas não são apenas uma fonte importante de proteína, mas, também, de micronutrientes e de diversos compostos bioativos potencialmente benéficos para a saúde», avança o organismo em comunicado.

O projeto de investigação, que se encontra em fase de testes, implica o consumo diário de uma refeição de almoço vegetariana durante o período de oito semanas consecutivas. Após a refeição, os participantes terão que preencher um questionário de satisfação e avaliação do prato. No decorrer da investigação, serão recolhidos materiais biológicos dos participantes, de modo a efetuar a avaliação dos efeitos da intervenção na saúde dos indivíduos.

 

Mais informações disponíveis aqui.