Carreira autónoma para nutricionistas vai ser avaliada 1201

O Ministério da Saúde vai avaliar a possibilidade de se criar uma carreira autónoma para os nutricionistas. No Serviço Nacional de Saúde (SNS), a harmonização de carreiras está em cima da mesa.

A informação foi avançada pela Ordem dos Nutricionistas (ON), na quarta-feira, através das redes socias, após o encontro entre a bastonária e a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, na manhã desse mesmo dia.

A criação de uma carreira especial de nutricionistas foi abordada durante a reunião. Nesta área, a responsável pela pasta governativa da Saúde “comprometeu-se a falar com a Secretária de Estado da Administração Pública para averiguar a viabilidade de uma carreira autónoma para os nutricionistas“, garante a ON.

De acordo com a associação pública profissional, foram reconhecidas as limitações inerentes à distribuição de profissionais em três carreiras distintas, pelo que o Ministério também se comprometeu a trabalhar em prol da harmonização profissional.

Ou seja, Ana Paula Martins “reconheceu que a manutenção do estado atual de distribuição dos nutricionistas em três carreiras distintas é insustentável”. Neste sentido, a responsável “garantiu que trabalhará com a Ordem na procura de uma solução que permita a harmonização de carreiras no SNS“.

Estágio profissional de acesso 

O Ministério da Saúde vai seguir uma proposta parlamentar do PSD e do CDS-PP para a alteração do Estatuto da ON relativamente ao estágio profissional como requisito obrigatório de acesso.

Nutrição entérica

A ministra da Saúde reconheceu o lapso que deixa de fora os nutricionistas na portaria que cria o regime excecional de comparticipação de tecnologias de saúde para a nutrição entérica e abre a porta a uma eventual alteração do documento.