A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA, em inglês) nomeou Carlos Gonçalo das Neves como o seu novo Cientista-Chefe. O perito português inicia funções a 1 de novembro de 2022.
Diretor de pesquisa e internacionalização do Instituto Veterinário Norueguês (NVI) e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Ártico da Noruega (UiT), Carlos Gonçalo das Neves é graduado em medicina veterinária pela Universidade de Lisboa e doutorado em ciências veterinárias, com especialidade em virologia, pela Escola Norueguesa de Ciências Veterinárias. Foi, entre 2010 a 2017, cônsul honorário no Consulado de Portugal na Noruega, país que lhe confere uma dupla nacionalidade.
«Estamos muito entusiasmados por receber o Carlos Gonçalo das Neves como nosso novo Cientista-Chefe. A sua experiência internacional será um forte trunfo para a nossa missão de construir parcerias duradouras nos domínios da segurança alimentar, One Health e sustentabilidade”, afirma Bernhard Url, diretor executivo da EFSA, em comunicado divulgado pela autoridade. O veterinário irá substituir Marta Hugas, que se aposentou.
«Estou incrivelmente grato pela oportunidade de me juntar à EFSA e à sua incrível rede de cientistas que garantem a segurança, a saúde e a sustentabilidade dos nossos alimentos. Como um defensor forte da One Health, espero que, no meu novo papel de Cientista-Chefe da EFSA, possa ajudar a conectar-nos ainda melhor nesta missão comum para a Europa e o nosso planeta”, assume Carlos Gonçalo das Neves.
O português será responsável por “moldar a estratégia científica da EFSA e atuar como embaixador científico da autoridade, promovendo a cooperação e a inovação dentro e fora da EFSA”.