A caminhada da Ortopedia, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, marca o arranque da Campanha “Não Caia Nisso 2024”, iniciativa que pretende sensibilizar para a prevenção de quedas entre a população sénior.
A caminhada vai ter lugar no sábado, dia 9 de novembro, às 08h00, nas escadas de acesso ao Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, frente à Marina de Vilamoura. Os primeiros 100 participantes serão brindados com uma t-shirt alusiva à campanha.
A campanha “Não Caia Nisso”, organizada pela Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) há oito anos, conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e o alto patrocínio da Presidência da República. Desde o seu lançamento, a iniciativa tem como objetivo reduzir o número de quedas entre idosos, alertando para a importância de medidas preventivas, como o fortalecimento físico, a adaptação dos espaços domésticos e a informação adequada sobre os riscos.
Para a edição de 2024, a SPOT introduz um novo formato para a campanha, com mais intervenientes e uma presença reforçada nos meios de comunicação. Esta reformulação visa aumentar a visibilidade e atrair o interesse de novos parceiros e apoiantes, promovendo ainda mais o debate sobre a segurança dos idosos em casa e em locais públicos. Com uma presença significativa na imprensa e uma aposta em ações locais, como a caminhada em Vilamoura, a campanha quer alcançar um público mais amplo e sensibilizar a sociedade para a importância de pequenas mudanças que podem ter um impacto enorme na qualidade de vida dos idosos.
Além de chamar a atenção para a prevenção de quedas, a caminhada pretende também incentivar o envelhecimento ativo e promover o exercício físico regular como uma forma eficaz de aumentar a estabilidade e a confiança dos mais velhos.
Para assegurar uma t-shirt, faça a sua inscrição aqui: https://forms.gle/fg6GZkywc1xx3FyP7