Promover a literacia emocional em contexto escolar, bem como, potenciar nas crianças e jovens competências de autoconhecimento, autorregulação, comunicação e empatia são alguns dos grandes objetivos do programa “Calmamente” que, este ano letivo, reforçou a sua rede de intervenção, ao ver a sua metodologia chegar a mais de 1000 alunos do país. Apostaram neste projeto de educação socioemocional — desenvolvido e dinamizado pela Associação Mente de Principiante —, escolas do Município de Valongo, de Macedo de Cavaleiros, de Vila Nova de Paiva (Viseu) e os Salesianos do Porto.
A educação socioemocional tem vindo a assumir uma importância crescente e comprovada em contexto escolar e a mudança de paradigma já está a acontecer em Portugal. O papel da escola não é só transmitir competências cognitivas e académicas, mas também, competências sociais e emocionais. Educação e Emoção são, por isso, duas faces de um ensino integral.
Ser agente de mudança na área da educação socioemocional foi, desde sempre, um dos propósitos da Associação Mente de Principiante, uma associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, que promove o bem-estar integral, sobretudo, em contexto escolar.
A missão e projetos desenvolvidos têm sido reconhecidos a nível nacional, mas a maior conquista aconteceu no ano letivo 2020/21, com a integração do programa “Calmamente – Aprendendo a Aprender-se” em horário curricular em quatro escolas públicas do Agrupamento de Escolas Abel Salazar, em São Mamede de Infesta (Matosinhos), abrangendo mais de 400 crianças com idades compreendidas entre os 8 e 11 anos. Um projeto que contou com o apoio das Academias Gulbenkian do Conhecimento e que foi monitorizado pelo Instituto Universitário da Maia.
Todos os agentes educativos participantes no evento sublinharam o impacto positivo da educação socioemocional, reconhecendo a sua implementação como imperiosa para a educação integral de crianças e jovens e, ainda, como ferramenta de prevenção ao nível da saúde mental, tão importante nos dias que correm.
O Município de Valongo foi um dos concelhos pioneiros no país a valorizar a educação socioemocional como ferramenta essencial para os alunos, celebrando um protocolo com a Associação Mente de Principiante para a implementação do programa “Calmamente”, durante o presente ano letivo, em oito turnas do 4ºano do Agrupamento de Escolas de São Lourenço, em Ermesinde, intervenção dinamizada pela equipa da Associação Mente de Principiante. Esta será uma experiência piloto no concelho, sendo objetivo do Município e segundo fonte da autarquia, o alargamento da implementação do projeto a todos os 4º anos de todas as escolas do concelho,
A contribuir para a mudança de paradigma na Educação em Portugal estão também os Municípios de Macedo de Cavaleiros e de Vila Nova de Paiva (Viseu) que, de forma visionária, investiram na formação de equipas que estão já a implementar o programa Calmamente – Aprendendo a Aprender-se, numa intervenção dirigida a um total de 25 turmas dos Agrupamentos de Escolas de Macedo de Cavaleiros e Vila Nova de Paiva.
Para além das escolas públicas, também o ensino privado e cooperativo reconhece a importância de trabalhar as emoções dos seus alunos. É o caso dos Salesianos do Porto que firmaram uma parceria de formação com a Academia Mente de Principiante, para neste ano letivo, implementarem o programa “Calmamente” em quatro turmas da instituição.
De acordo com Andreia Espain, fundadora e presidente da Associação Mente de Principiante, estão a ser concertadas mais parcerias com escolas públicas, colégios, agrupamentos escolares e autarquias, prevendo-se que, até ao final do ano, o número de crianças e jovens abrangidos pelo programa aumente ainda mais.
“É fundamental que, crianças e jovens, aprendam a criar, desde cedo, alicerces de sustentação emocional para serem adultos equilibrados e confiantes e, sobretudo, mentalmente saudáveis. É, cada vez mais, exigida à escola uma capacidade de se reinventar de forma a dar resposta não só, a questões do conhecimento e da cognição, mas também a questões do crescimento pessoal, social e emocional de toda uma comunidade escolar. É motivo de enorme regozijo, para mim, enquanto autora do programa e mentora deste projeto, esta evolução notória da implementação, bem como, o reconhecimento da qualidade e mais-valia que representa o programa Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se na vida das comunidades escolares. É com enorme satisfação que fazemos parte desta mudança tão necessária no panorama educativo nacional. Ser um verdadeiro agente de mudança é o propósito da nossa associação.”, afirma Andreia Espain.
A metodologia “Calmamente” e os seus benefícios
O programa ‘Calmamente – Aprendendo a Aprender-se’ é um programa de educação socioemocional que já foi aplicado em várias turmas e escolas do país, estruturado em sessões compostas por diversas dinâmicas que favorecem a aquisição de competências como o autoconhecimento, a comunicação e a autorregulação emocional, entre outras, contribuindo para o crescimento emocional equilibrado dos participantes.
Sobre a Associação Mente de Principiante:
Fundada por Andreia Espain, a associação, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. “Motiva-nos a partilha, o equilíbrio, o conhecimento e a emoção”, este é o lema da associação que tem inscrito no seu ADN um dos princípios básicos do mindfulness: Mente de Principiante.