14 de janeiro de 2019
Entre os fatores essenciais para uma saúde mental equilibrada nas crianças está uma alimentação equilibrada, que inclua sempre o pequeno-almoço e não salte refeições. Quem avança estes pilares à rádio “TSF” é Inês Afonso Marques, psicóloga clínica e psicoterapeuta infantojuvenil, que aproveita para alertar sobre a necessidade de se prestar mais atenção à saúde mental das crianças, além da dos adultos.
Em primeiro lugar, é elementar garantir um período de descanso adequado às crianças, já que é fundamental para um crescimento saudável, regulação das suas emoções, atenção e vontade de aprendizagem, como reforçado pela psicóloga.
Inês Marques continua sublinhando que «outro pilar ter a ver com a alimentação, garantirmos que as nossas crianças têm uma alimentação tendencialmente equilibrada, que não saltam refeições, que tomam um bom pequeno-almoço antes de irem para a escola».
A atividade física vem como terceiro pilar, já que «é fundamental que todas as crianças possam mexer-se e praticar algum tipo de atividade física», concluiu. |