BebéVida distinguida com acreditação internacional AABB 123

O laboratório BebéVida foi recentemente acreditado pela AABB, Association for the Advancement of Blood & Biotherapies, para o processamento de sangue e tecido do cordão umbilical.

Existem apenas cinco laboratórios a nível mundial com as duas mais importantes acreditações internacionais, AABB e FACT, e a BebéVida passou a integrar esta curta lista, sendo o único laboratório em Portugal e na Europa.

Para Luís Melo, CEO da BebéVida esta acreditação revela que “é possível fazer ciência de qualidade em Portugal. A certificação pela AABB permitiu, após um longo processo de mais de dois anos, validar que a nossa atividade é desenvolvida de acordo com as melhores práticas no processamento do sangue e tecido do cordão umbilical vertidas num conjunto de normas e standards definidos por este organismo. Já em 2017 tínhamos obtido a importante acreditação pela Foundation for Accreditation Cellular Therapies, num processo em tudo semelhante ao da AABB, mas como a BebéVida nunca fica satisfeita com o seu nível de performance técnica, investiu recursos humanos e financeiros neste desafio de acreditar o seu laboratório/banco pela AABB”.

Adicionalmente, a BebéVida ainda obteve o reconhecimento da AABB como unidade qualificada para produtos de terapia celular (Cellular Starting Material Qualified Facility). Esta qualificação permite prestar serviços à indústria da Biotecnologia e Farmacêutica como fornecedor de produtos biológicos seguros.

A AABB é uma prestigiada organização americana, sem fins lucrativos, constituída em 1947, que agrega os melhores profissionais na área do sangue e da terapia celular na definição dos procedimentos adequados para a colheita, processamento, armazenamento, distribuição e aplicação clínica de produtos biológicos em Medicina. Os principais objetivos da AABB são: definir normas para reforço da segurança dos profissionais de saúde no exercício das suas atividades; garantir a qualidade e segurança dos produtos biológicos utilizados em terapia celular; garantir a melhoria das competências de todos os profissionais de saúde, promovendo ações de formação, webinares, congressos específicos sobre os temas do sangue e terapia celular, e garantir a segurança dos pacientes nos quais são utilizados os produtos biológicos, maximizando a qualidade desses mesmos produtos biológicos. Estes objetivos encontram-se vertidos num conjunto de normas “Standards for Cellular Therapy Services”, cujo cumprimento é avaliado nas entidades acreditadas, e que vão evoluindo no tempo em qualidade e exigência.

“É um marco para a BebéVida e para o nosso país, ter uma unidade acreditada pelos mais reconhecidos e prestigiados organismos independentes de acreditação internacional resultado da excelência dos serviços que prestamos não só aos Pais que pretendem guardar o sangue e tecido do cordão umbilical como a toda a indústria da biotecnologia e farmacêutica que muitas vezes recorre à BebéVida” conclui Luís Melo.