Por ocasião do Dia Internacional da Mulher que se assinala hoje, dia 8 de março, a Bayer lança a nova app MyIUS, indicada para todas as mulheres que utilizem sistemas intrauterinos (SIU) da companhia e tem como objetivo ajudar no aconselhamento e monitorização das alterações hemorrágicas, criando um padrão e previsões das próximas hemorragias.
A app MyIUS destina-se às mulheres que no aconselhamento contracetivo optam pela utilização e colocação do SIU e demonstram incerteza ou insatisfação sobre a evolução do seu padrão hemorrágico. Tem como finalidade apoiar as mulheres na utilização do seu SIU e facilitar a comunicação com o profissional de saúde, através de um registo personalizado. Com a MyIUS, as mulheres conseguem monitorizar e prever o efeito do SIU na hemorragia uterina, de acordo com os dados que são introduzidos.
É uma app gratuita para smartphones, para utilizadoras de um SIU da Bayer, contudo não pretende tomar decisões em termos de diagnóstico, nem substitui os conselhos de um médico.
A aplicação permite a introdução de informações básicas no início, como dados demográficos, data de colocação do SIU e um registo diário do spotting da hemorragia durante 90 dias. Esta informação é posteriormente analisada por um modelo de inteligência artificial (IA), criado e patenteado pela Bayer em 2019, que permite depois fazer uma previsão do padrão hemorrágico para os próximos 6 meses.
Pelas suas características é destinada a todas a mulheres que:
• Utilizam SIU da Bayer, em especial para novas utilizadoras;
• Gostariam de obter mais informações sobre sistemas intrauterinos como método contracetivo;
• Têm interesse em saber o que está a acontecer com o seu corpo;
• Pretendem registar a forma como as suas hemorragias mudam mensalmente, durante a utilização do SIU.
A MyIUS, criada pela Bayer, é um dispositivo médico e vem dar o seu contributo ao conjunto de apps que já existem, a nível nacional e mundial, dedicadas à saúde feminina nas mais diversas áreas, desde a saúde íntima da mulher com o controlo do ciclo menstrual e período fértil, à alimentação, exercício físico, rotina e meditação, entre as tipologias de apps mais utilizadas.