No âmbito do Dia Mundial da Segurança do Doente, que se assinala a 17 de setembro, a Bayer reforça o seu compromisso em colocar a segurança e o bem-estar dos doentes sempre em primeiro lugar e junta-se, uma vez mais, à campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Este ano a Organização Mundial de Saúde escolheu o tema “Sensibilizar para a segurança dos Doente, elevando a voz dos doentes”, reconhecendo o papel crucial que os doentes, familiares e cuidadores desempenham na segurança dos cuidados de saúde. A evidência demonstra que quando os doentes são tratados como parceiros nos seus cuidados, obtêm-se ganhos significativos a nível da segurança, satisfação do doente e resultados em saúde.
O mote “Elevar a voz dos doentes!” apela a que estes se tornem membros ativos na criação de políticas, sejam representados em estruturas de governação e estejam envolvidos na co-criação de estratégias de segurança. Isto pode ser alcançado promovendo plataformas e oportunidades para que diversos doentes, famílias e comunidades façam ouvir as suas vozes, preocupações, expectativas e preferências para garantir a segurança, a centralização no doente, a confiança e a equidade.
Este dia estabelecido em 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem em vista melhorar a compreensão geral da segurança dos doentes, aumentar o envolvimento do público na segurança dos cuidados de saúde, promover ações globais e reduzir os danos provocados por medicamentos nos doentes.
Para que a colaboração entre os profissionais de saúde, autoridades regulamentares e doentes seja otimizada, deixamos-lhe 5 conselhos para preparar as suas próximas consultas e partilhar com os seus familiares:
1. Conte ao médico o seu histórico de saúde, exames realizados e medicação que toma;
2. Faça uma lista dos medicamentos que toma – para se lembrar de todos os medicamentos e dizê-los de forma correta, anote num papel todos os medicamentos que toma e respetivas doses e horários para mostrar ao seu médico;
3. Dê todas as informações ao médico – incluindo sintomas ou alterações que possam não parecer relevantes, todos devem ser comunicados durante a consulta pois a sua omissão poderá dificultar o diagnóstico;
4. Faça perguntas – alguns termos médicos são difíceis de entender, por isso, caso tenha alguma dúvida, pergunte! Uma boa técnica para certificar que realmente entendeu poderá ser repetir aquilo que ouviu por palavras suas;
5. Convide alguém para ir consigo à consulta – caso se sinta mais confortável, peça a um familiar ou amigo próximo para o acompanhar. Além disso, idosos e menores de idade devem ser sempre acompanhados para ajudar a entender as orientações do médico.
A Bayer orgulha-se de ter apoiado o Dia Mundial da Segurança do Doente desde o seu início e desenvolvido, ao longo dos anos, várias ferramentas e materiais de apoio para educar e informar o público sobre a segurança dos medicamentos. Este ano, irá ainda promover algumas atividades dedicadas ao Dia Mundial da Segurança do Doente nas suas redes sociais – Instagram e LinkedIn.
Mais informações sobre a campanha: https://www.who.int/news-room/events/detail/2023/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2023–engaging-patients-for-patient-safety