No Dia Mundial da Segurança do Doente, que se assinala a 17 de setembro, a Bayer reforça o seu compromisso em priorizar e promover a segurança e o bem-estar dos doentes e junta-se, uma vez mais, à campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS) através da implementação de algumas iniciativas centradas no doente. Para este ano, a OMS escolheu o tema ‘Melhorar o diagnóstico para a segurança do doente ’, com o mote ‘Acertar é mais seguro!’, enfatizando a importância do diagnóstico correto e atempado para garantir a segurança do doente e melhorar os resultados em saúde.
Um diagnóstico certo e atempado é crucial para identificar um problema de saúde de um doente e garantir que este tem acesso aos cuidados e tratamentos de que precisa. Já um diagnóstico incorreto pode levar o doente a fazer tratamentos ineficazes para a sua condição clínica, complicações médicas e internamentos mais longos.
Instituído em 2019, O Dia Mundial da Segurança do Doente visa promover a colaboração entre doentes, profissionais de saúde e autoridades regulamentares para melhorar a segurança do doente. Para contribuir para um diagnóstico correto e precoce deixamos-lhe cinco conselhos para estar mais bem preparado para as suas próximas consultas:
1. Faça uma lista dos sintomas e anote questões ou preocupações que gostaria de debater com o médico;
2. Conte ao médico o seu histórico de saúde completo e leve uma lista da medicação que está a tomar, incluindo suplementos e medicamentos de venda livre;
3. Informe-se sobre os seus antecedentes familiares e partilhe com o seu médico;
4. Não tenha medo, nem vergonha, de expor o que está a sentir;
5. Se possível, leve um familiar ou amigo consigo à consulta para ajudá-lo a lembrar-se do que foi falado e apoiá-lo na tomada de decisões.
No contexto desta efeméride, a Bayer vai realizar uma sessão de diagnóstico e uma sessão de esclarecimentos com o especialista em medicina interna, Rodrigo Leão, para todos os colaboradores do World Trade Center (WTC) Lisboa.
Em simultâneo, vai fazer publicações de vários conteúdos nas suas redes sociais – Instagram e LinkedIn – relacionados com a importância de saber ouvir o nosso corpo para obter um diagnóstico precoce. Radiologia, doença renal crónica, medicina de precisão e insuficiência cardíaca são algumas das áreas terapêuticas que serão abordadas nas publicações.
Estas duas iniciativas têm o intuito de ajudar as pessoas a entenderem melhor a importância de um diagnóstico certo para a segurança e bem-estar dos doentes, aumentar o entendimento sobre os erros de diagnóstico e promover a segurança dos doentes que necessitam de cuidados de saúde urgentes.
Para mais informações sobre a campanha global da OMS, visite: https://www.who.int/news-room/events/detail/2024/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-17-september-2024-improving-diagnosis-for-patient-safety.