
A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa, reuniu este mês com representantes do PSD e do CDS-PP, os partidos no Governo, com o objetivo de rever a obrigatoriedade do estágio profissional de acesso.
O último encontro decorreu na passada segunda-feira (20) e contou com a presença da assessora do grupo parlamentar do CDS-PP, Matilde Peixoto Oliveira. De acordo com a ON, a assessora “demonstrou sensibilidade para o cenário atual e manifestou a intenção de levar o tema à consideração dos deputados” do partido.
“Foi ainda deixada em aberto a possibilidade de o partido propor alteração à Lei n.º 78/2023, de 20 de dezembro, reforçando assim a posição e os esforços da Ordem”, lê-se numa comunicação publicada no site da ON.
Liliana Sousa havia já reunido com o PSD no dia 9 de janeiro, desta feita com a presença dos deputados Miguel Guimarães, vice-presidente do grupo, Ana Gabriela Cabilhas, Ana Oliveira e Francisco Sousa Vieira.
“O grupo parlamentar demonstrou sensibilidade para com o tema e comprometeu-se a acompanhar de perto esta questão, assumindo a vontade de contribuir de forma ativa em sede própria”, garantiu a Ordem.
Os responsáveis, acrescenta a ON, “mostraram ainda disponibilidade para colaborar na procura de soluções que minimizem os obstáculos enfrentados pelos candidatos à profissão”.
A ronda de reuniões passou em 2024 pelo PS, IL, Livre e PCP, havendo abertura por parte dos partidos. Liliana Sousa foi também recebida na Comissão da Saúde da Assembleia da República, em dezembro, onde defendeu que “a alteração do Estatuto é uma urgência”.
A Ordem dos Nutricionistas “mantém o compromisso de continuar a trabalhar ativamente para assegurar condições mais justas e dignas para os futuros profissionais, promovendo o crescimento e a sustentabilidade da profissão e garantindo uma resposta adequada às necessidades de saúde da população”.