Bastonária sai da Madeira com promessa de rácios, protocolo assinado e muito diálogo 264

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa, realizou nos dias 21 e 22 de novembro uma visita à Região Autónoma da Madeira, de onde saiu com a promessa de que no próximo ano será conhecido “o número recomendado de nutricionistas para as necessidades da população madeirense”.

De acordo com o Diário de Notícias da Madeira, o objetivo de Liliana Sousa passa por “iniciar um trabalho de definição de rácios de nutricionistas, para poder identificar o número recomendado de nutricionistas para as necessidades da população madeirense”. Existem hoje 120 nutricionistas na região, cerca de 30 no setor público.

No primeiro dia de trabalhos, a bastonária da ON reuniu-se com o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia Jorge Carvalho, e com a secretária regional da Inclusão Social e Instituto do Emprego, Ana Sousa. Reuniões serviram para debater “a situação atual de nutricionistas contratados ao nível das duas tutelas e a possibilidade de realização de estágios profissionais e implementação de projetos a curto prazo”, escreve a ON.

Na Universidade da Madeira, foi assinado um protocolo de cooperação entre as duas instituições, firmado por Liliana Sousa e o reitor José Fernandes. No segundo dia, a representante da classe profissional foi recebida pelo presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, e alertou para “a necessidade da discussão parlamentar dos problemas com que a nutrição se defronta na Região, que implicam previsão orçamental para contratação de mais nutricionistas”.

Houve ainda um encontro com a deputada da Assembleia Legislativa Joana Silva, “que se fez acompanhar por elementos da Comissão de Saúde e Proteção Civil, onde foram apresentados desafios da conjuntura política atual que impactam diretamente a agenda política para a promoção de melhores hábitos alimentares na Região”.

A visita à região contou ainda com uma reunião com o Secretário Regional da Saúde, Pedro Ramos, “onde estiveram presentes o Diretor do Serviço de Nutrição do SESARAM, Bruno Sousa, bem como o Presidente e o Vogal com a pasta dos Recursos Humanos, do Conselho de Administração deste serviço de saúde”.

Para a ON, esta foi “uma oportunidade para o esclarecimento de questões relacionadas com os estágios de acesso à profissão no SESARAM, a contratação de profissionais e atividades e projetos do Serviço de Nutrição, tais como o estudo dos hábitos alimentares da população, que se encontra a decorrer”. Liliana Sousa pediu ainda “que se dê uma maior força à Estratégia Regional de promoção da alimentação saudável e segura”.

“Proximidade e diálogo”

Numa publicação na rede social LinkedIn, Liliana Sousa assinalou “uma visita que reúne proximidade, diálogo, negociação, e sempre, muito trabalho, em busca das melhores soluções e resultados para a saúde das pessoas e condições para a profissão”.

A ON esteve assim “bem representada” com a presença de Carmo Faria (Comissão de Ética), Teresa São Marcos (Comissão de Estágios) e Diana Silva (representante da ON na região e membro do Conselho Geral).