A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Liliana Sousa, reuniu na passada terça-feira com o Ministério da Saúde para debater temas relevantes para a profissão, como as carreiras no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Acompanhada pela vice-presidente da Direção da ON, Carla Pedrosa, a representante dos nutricionistas debateu “alguns temas que merecem atenção e preocupação por parte da ministra da Saúde, Ana Paula Martins”, lê-se nas redes sociais da Associação Pública Profissional, numa comunicação partilhada esta quarta-feira.
“A ausência de uma solução para o problema antigo da carreira no SNS, a carência de recursos humanos, decisivos para o cumprimento dos objetivos dos serviços públicos de saúde, os estágios profissionais no SNS e ainda o combate à obesidade”, foram as principais matérias em cima da mesa.
A 28 de outubro, a ministra da Saúde defendeu que “é urgente uma ação” em relação à prevenção e o tratamento da obesidade, após admitir que as estatísticas nacionais têm vindo a piorar nesta matéria.
De acordo com a ON, a reunião com a Tutela traduziu-se numa “oportunidade para reforçar a necessidade de um envolvimento mais ativo do Ministério da Saúde na resolução dos graves problemas que colocam em risco a sustentabilidade do SNS e, no caso particular dos nutricionistas, em resposta às necessidades identificadas”.
A Ordem lembra que, “em Portugal, existe um nutricionista para cada 20 mil utentes do SNS, um número manifestamente insuficiente face às necessidades reais da população”.