Baby Health Summit: o evento solidário sobre os desafios da paternidade em pandemia 469

Para ajudar os pais, recentes e futuros, a enfrentar os desafios da paternidade na atual pandemia realiza-se, a 27 de fevereiro, o Baby Health Summit, um evento 100% digital e de cariz solidário, cuja venda de bilhetes reverte na íntegra para a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI). As inscrições já se encontram disponíveis aqui.

No entanto, a Crioestaminal, parceiro oficial do evento, está oferecer 50 bilhetes, que é possível obter gratuitamente através da inscrição neste formulário.

O webinar inicia-se às 10h00 com o debate sobre Criopreservação de Células Estaminais do Cordão Umbilical. Estarão em análise os desenvolvimentos obtidos nestes 18 anos de bancos familiares em Portugal, os tratamentos com células estaminais do cordão umbilical no nosso país, bem como a perspetiva sobre o futuro destas células, com André Gomes, Fundador e Director Geral da Crioestaminal, Dr.ª Alexandra Machado, Directora Médica da Crioestaminal, e Carla Cardoso, Responsável de I&D da Crioestaminal.

O contexto pandémico atual veio gerar níveis de ansiedade elevados nos casais grávidos ou pais recentes, tornando aquele que deveria ser um momento de alegria num momento de dúvidas e incerteza. Por isso, o Baby Health Summit apresenta três momentos dedicados aos principais desafios desta etapa em tempos de pandemia.

A primeira convidada será a Enf.ª Isabel Ferreira, Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Conselheira de Amamentação pela OMS/UNICEF, que estará presente para ajudar os futuros pais a promover experiências positivas de gravidez e parto num contexto de pandemia que veio reforçar alguns receios.

Num segundo momento, sob o mote “Confinados em casa: Como a adaptar sem a transformar numa redoma”, a Diretora Técnica da Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e especialista em Segurança Infantil, Sandra Nascimento, vai deixar algumas dicas úteis para a gestão da casa e da dinâmica familiar no desafio acrescido do confinamento.

E se a ideia do bebé ficar doente já assustava muitos pais, esta preocupação aumenta com todos os efeitos da pandemia. Nesse sentido, o Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra e autor do site Pediatria para Todo, responde à questão “O meu bebé adoeceu! E agora, o que devo fazer?”. Por fim, a especialista Magda Gomes Dias, Fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, vai explicar “A importância dos 2 primeiros anos na criação de uma relação com maior significado”.

Programa Baby Health Summit – Os desafios de ser mãe na pandemia:

10h00 Abertura

10h03 Debate: Criopreservação de Células Estaminais do Cordão Umbilical – 18 anos de bancos familiares em Portugal; Tratamentos com células estaminais do cordão umbilical em Portugal; Perspectiva sobre o futuro destas células, com André Gomes, Fundador e Director Geral da Crioestaminal (moderador), Dr.ª Alexandra Machado, Directora Médica da Crioestaminal, e Carla Cardoso, Responsável de I&D da Crioestaminal.

11h00 Promover Experiências Positivas de Gravidez e Parto num Contexto de Pandemia, com Enf.ª Isabel Ferreira, Especialista em Saúde Materna e Obstétrica e Conselheira de Amamentação pela OMS/UNICEF

11h30 Confinados em casa: Como a adaptar sem a transformar numa redoma, com Sandra Nascimento, Diretora Técnica da Associação Para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) e especialista em Segurança Infantil.

12h00 O meu bebé adoeceu! E agora, o que devo fazer?, com Dr. Hugo Rodrigues, Pediatra e autor do site Pediatria para Todos.

12h30 A importância dos 2 primeiros anos na criação de uma relação com maior significado, com Magda Gomes Dias, Fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas.

13h00 Encerramento