A B. Braun, em parceria com a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE), premiou a investigação científica na área da Estomaterapia em Portugal.
O Prémio Augusta Pinheiro – B. Braun de Boas Práticas em Investigação – foi atribuído a Joana Rodrigues Lopes, enfermeira da área de Oncologia, do Instituto Português de Oncologia do Porto, que se distinguiu pela apresentação do trabalho “Avaliação do Familiar Cuidador de Pessoas com Ostomia de Eliminação Intestinal”.
“Este projeto visa a construção de um instrumento que permita a avaliação inicial do familiar cuidador, possibilitando ao enfermeiro identificar as necessidades do familiar ou cuidador da Pessoa com Ostomia”, explica a enfermeira.
Nesta edição foram submetidas várias candidaturas ao Prémio Augusta Pinheiro, que tiveram como objetivo contribuir para a produção de evidência científica base das boas praticas e melhoria dos cuidados, bem como da qualidade de vida da Pessoa com Ostomia.
O prémio foi entregue no Congresso Nacional de Estomaterapia 2023, que se realizou no dia 24 de fevereiro, em Peniche, e contou com a presença da Enfermeira e Presidente da APECE, Cláudia Silva; e da Enfermeira Augusta Pinheiro.
Criado em 2017, o Prémio Augusta Pinheiro é uma forma de reconhecimento anual de boas práticas de investigação, que pretende distinguir o melhor trabalho de investigação clínica na área de Estomaterapia, elaborado por enfermeiros a nível nacional e totalmente realizado em instituições portuguesas.