A SYNLAB acaba de disponibilizar o teste Gorduras Alimentares, que permite avaliar a qualidade das gorduras ingeridas nos últimos três meses. O objetivo é que, de acordo com os resultados, e com a ajuda de um nutricionista, seja possível monitorizar e gerir a sua saúde, corrigindo os possíveis desequilíbrios através da alimentação.
“Este teste analisa os ácidos gordos presentes nos glóbulos vermelhos, permitindo conhecer o tipo de gorduras habitualmente ingeridas na dieta, bem como a sua composição e função. Desta forma, é possível detetar carências ou desequilíbrios, se existentes, para prevenir o desenvolvimento de determinadas doenças através da alimentação” afirma Rita Verdasca, Especialista de Produto Nutrição & Wellness na SYNLAB Portugal.
Atualmente, a dieta ocidental apresenta um importante desequilíbrio no consumo de ácidos gordos, o que se traduz numa maior incidência do risco de sofrer de doenças cardiovasculares, de acidentes vasculares cerebrais, de depressão e de doenças neurodegenerativas, estando também relacionado com a resposta inflamatória na presença de cancro.
“Os alimentos fornecem vários tipos de gorduras. As gorduras saturadas, quando em excesso, são prejudiciais para a saúde e estão relacionadas com doença coronária e cardiovascular. Já as gorduras insaturadas são as mais saudáveis e que mais beneficiam a saúde” conclui Rita Verdasca.
Este teste pode ser realizado em qualquer idade, desde a infância, até à idade maior, e está especialmente indicado para: pessoas que querem saber mais sobre a qualidade das gorduras que ingerem habitualmente; pessoas com doenças inflamatórias, imunológicas ou alérgicas; pessoas com doenças cardiovasculares, como dislipidemias, síndrome metabólica, hipertensão, entre outras; pessoas com alterações do estado de humor, do comportamento ou com défice cognitivo; grávidas que pretendem monitorizar a qualidade das gorduras ingeridas; e pessoas que pretendem gerir de forma proativa a sua saúde.
O teste é realizado através de uma amostra de sangue, numa unidade SYNLAB ou ao domicílio. É necessário um jejum de 12 horas. Não é necessária requisição médica, e o teste não é comparticipado. Os resultados estão prontos em cerca de 18 dias úteis, e disponíveis em português, inglês e espanhol.
Para mais informações contacte o 808 303 203, envie um email para geral@synlab.pt ou consulte www.synlab.pt.