AUTODOC reforça experiência de cliente com funcionalidades desenvolvidas no seu Tech Hub Português 58

A AUTODOC, a maior plataforma de e-commerce de peças de automóveis e que mais cresce na Europa, com sede em Berlim e Tech Hub em Portugal, anuncia novas atualizações destinadas a melhorar a experiência do utilizador na web e na app.

Estas atualizações, desenvolvidas no Tech Hub da empresa, em Oeiras, fazem parte de uma estratégia contínua de inovação, para melhorar a experiência do cliente e a apresentação de produtos nos mercados em que a plataforma está presente.

Implementação de A+ Content

O setor das compras online é cada vez mais competitivo e é por isso fundamental captar a atenção dos consumidores. Desta forma, a AUTODOC implementou uma nova funcionalidade no site e na app que vai tornar a experiência dos consumidores ainda mais interativa.

A plataforma implementou a funcionalidade A+ Content tanto na versão mobile como desktop. Os produtos disponíveis na AUTODOC passam a ter mais detalhes visuais, que podem incluir desde vídeos a imagens melhoradas, bem como a comparação de preços em diferentes produtos. Esta melhoria vai permitir a exibição de conteúdos ricos e interativos, para ajudar os clientes a tomarem decisões de compra mais informadas.

Pesquisa por EAN

Além disso, os consumidores têm à sua disposição uma nova ferramenta de pesquisa de produtos. A partir de agora, podem procurar pelo EAN (European Article Number) tanto no site como na app.

Esta nova funcionalidade vai facilitar a localização de produtos específicos, proporcionando uma solução eficiente para os clientes, otimizando a navegação e reduzindo o tempo de pesquisa — tudo com o objetivo de melhorar significativamente a experiência do utilizador.

Reconhecimento de Números OEM
Outra melhoria significativa é a introdução de um sistema avançado de reconhecimento de números OEM (Original Equipment Manufacturer), isto é, o identificador exclusivo atribuído a peças ou componentes fabricados originalmente para um veículo por um fabricante. Desta forma será mais fácil minimizar o risco de comprar peças erradas.

A AUTODOC, utilizando técnicas de Processamento de Linguagem Natural (NLP), será capaz de interpretar e corrigir automaticamente os números inseridos pelos utilizadores, mesmo que estes contenham erros ou variações.

Atualmente, cerca de 30% das pesquisas por números OEM não apresentam resultados satisfatórios, mas com esta atualização, a expectativa é reduzir drasticamente essa taxa, garantindo uma maior precisão nas buscas.

“A AUTODOC inova constantemente para melhorar o seu site e app com novas e melhoradas funcionalidades para proporcionar a melhor experiência possivel aos clientes. Estas inovações refletem o nosso compromisso em fornecer informações de elevada qualidade e ferramentas eficazes que tornam o processo de compra mais intuitivo e eficiente,” afirma Marco Costa, Vice Presidente de engenharia de produto da AUTODOC.

Sobre a AUTODOC

A AUTODOC é um retalhista online líder de peças e acessórios para veículos na Europa. Fundada em Berlim em 2008 por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, tornou-se uma das empresas de e-commerce mais interessantes da Europa num curto espaço de tempo. Desde novembro de 2022, a empresa tem vindo a operar como sociedade anónima europeia AUTODOC SE. O Conselho de Administração é composto por Dmitry Zadorozhny (CEO) e Lennart Schmidt (CFO). Em 2023, a AUTODOC atingiu mais de 1.3 mil milhões de euros de vendas (2022: 1.1 mil milhões de euros). A AUTODOC disponibiliza 5.8 milhões de produtos na sua gama para 172 marcas de automóveis, 23 de pesados e 154 de motos (31 de dezembro de 2023). A AUTODOC tem lojas virtuais em 27 países europeus. A empresa emprega cerca de 5.000 pessoas em 10 locais: Alemanha, França, Cazaquistão, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Moldávia, República Checa e Ucrânia.