A deputada Ana Gabriela Cabilhas lembra o “compromisso do Governo” no que diz respeito ao aumento do número de nutricionistas nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) e à aposta na literacia alimentar nas escolas.
Em entrevista à VIVER SAUDÁVEL (VS), a “Nutricionista do Ano” nos Prémios VS 2024 garante que “embora o Orçamento do Estado, já aprovado, traga o reforço do investimento na saúde, não foi por sucessivos aumentos de orçamentos que a gestão foi melhor”.
Mesmo assim, “se olharmos para uma legislatura, já muito foi feito, mas ainda passou pouco tempo, o que não retira o compromisso do Governo com o pensamento e a visão de longo prazo” no que à Nutrição diz respeito.
A parlamentar do PSD aponta a disponibilidade demonstrada pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, para reunir com a Ordem dos Nutricionistas (ON) “no início dos seus trabalhos” e assegura que “está muito patente no programa eleitoral [da Aliança Democrática] o no compromisso do Governo o reforço de nutricionistas nos CSP, mas também a aposta na literacia alimentar nas escolas“.
“Isto é uma maratona, não um sprint, portanto acredito no trabalho que a senhora ministra irá desenvolver”, reforça.
Cheque-nutricionista “reforça compromisso”
Para Cabilhas, a implementação do cheque-nutricionista (uma medida promovida pelo Ministério da Juventude e Modernização, com ajuda da ON) “reforça o compromisso com a transversalidade das políticas públicas“.
Com o objetivo de “responder às necessidades e anseios dos jovens”, a adesão ao cheque “demonstra bem a importância destas medidas para uma população, nomeadamente no ensino superior, no qual há uma alteração muito grande dos hábitos alimentares, fruto da deslocação da família e de um certo grau de independência que vai começando a ser construído”.
Leia a entrevista completa a Ana Gabriela Cabilhas na edição de janeiro-fevereiro da revista dos nutricionistas.