A propósito do Dia Mundial do Cancro da Próstata, que se assinala a 17 de novembro, a Astellas Farma lança a iniciativa ‘Próstata sem Tabus’, que tem como objetivo sensibilizar para o cancro da próstata e desfazer alguns mitos e preconceitos que ainda envolvem esta doença. No âmbito desta campanha o website ‘Próstata sem Tabus’, foi desenvolvido com o objetivo de alertar a população em geral para os cuidados da saúde masculina, sobretudo a partir dos 50 anos de idade.
O cancro da próstata é a 2ª principal causa de morte por cancro em homens acima dos 50 anos de idade. [i] Em Portugal, foram diagnosticados cerca de 7000 novos casos em 2020[ii], sendo que por ano provoca aproximadamente 1800 mortes[iii]. Na Europa é diagnosticado um cancro da próstata a cada 3 minutos. [iv]
Este cancro tem uma progressão silenciosa. Existem vários fatores que podem influenciar o desenvolvimento desta patologia, nomeadamente o estilo de vida, fatores hormonais e ambientais. No entanto, na maior parte dos casos, os doentes não têm qualquer sintoma durante a progressão doença. As queixas, na sua maioria, surgem já em estadios avançados. É, por isso, importante que a população esteja alerta, para que um diagnóstico precoce seja realizado.
Filipe Ribeiro, diretor médico da Astellas Farma explica que “esta plataforma é lançada simbolicamente no mês em que se assinala o Dia Mundial do Cancro da Próstata com uma missão muito concreta: esclarecer e sensibilizar sobre esta doença que está ainda envolta em alguns tabus, sobretudo por poder ter impacto na vida sexual. O nosso propósito é motivar os homens a cuidar da sua saúde, procurar o seu médico assistente para exames de rotina, conscientes de que nada salva mais vidas do que um diagnóstico precoce.”
Doentes e cuidadores encontram também no Website da campanha ‘Próstata sem Tabus’ conselhos práticos sobre como viver melhor com a doença e tentar preservar a qualidade de vida. Neste âmbito é ainda possível ter acesso à plataforma https://www.letstalkprostatecancer.com/, que tem como finalidade mudar o panorama do cancro da próstata, ajudar os doentes que sofrem desta patologia, e informar em relação a políticas, medicação e tratamento em toda a União Europeia.