Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos mostra em podcast as ‘voltas da vida’ de quem precisa destes cuidados 1533

Para assinalar o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, a Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP) lançou a primeira temporada do podcast ‘(N)As Voltas da Vida’ que conta com oito episódios. Todos os episódios estarão disponíveis no website da APCP e nas plataformas YouTube e Spotify.

Dedicado à partilha de histórias de vida de pessoas tocadas pelos cuidados paliativos, nomeadamente profissionais, famílias ou doentes, Catarina Pazes, presidente da APCP, explica que “esta iniciativa representa mais um passo no contributo para aumentar a literacia nesta área e surge com o objetivo de sensibilizar para a importância dos cuidados paliativos e da valorização destes serviços de saúde, através da partilha de experiências de quem contacta com esta realidade”.

Luto, dor, paliativos pediátricos, cuidados domiciliários e outros temas relacionados com os cuidados paliativos estarão em destaque, quinzenalmente, no podcast ‘(N)As Voltas da Vida’.

“Comunicar estas temáticas em formato de podcast foi uma estratégia da APCP para chegar a novos públicos e dar a conhecer a importância dos cuidados paliativos de forma mais simples e eficaz. Acreditamos que contar a história de quem vive de perto com os cuidados paliativos é um ponto de partida para que as pessoas compreendam melhor esta área e possam valorizar estes serviços de saúde”, sublinha a presidente da associação.

De acordo com APCP, há cerca de 70 mil pessoas em Portugal sem acesso a este tipo de cuidados, fundamentais a quem sofre de doença terminal ou doenças associadas a um sofrimento extremo. A associação pretende ainda que os cuidados paliativos sejam encarados como qualquer outra área da medicina, cuja escassez de recursos deve ser uma das prioridades para este Governo e que o doente possa participar nas decisões ao longo do seu processo de doença e exercer o seu direito ao consentimento informado*.

Referência
* Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP). (2022). Disponível em: https://expresso.pt/sociedade/2022-10-26-Paliativos-Ha-70-mil-pessoas-em-intenso-sofrimento-que-nao-tem-acesso-aos-cuidados-de-que-necessitam-8053c4b4. [Consultado em outubro de 2023].