Associação Mente de Principiante debate a saúde mental em contexto escolar 598

A Mente de Principiante, associação com intervenção no desenvolvimento pessoal desde a infância, vai marcar presença nas Primeiras Jornadas de Saúde Mental de Leiria, subordinadas ao tema «Não há Saúde, Sem Saúde Mental». O evento decorre nos dias 29 e 30 de abril e tem como objetivo sensibilizar para o elevado impacto que a pandemia trouxe para a saúde mental e bem-estar das comunidades. A organização é do Município de Leiria em parceria com diversas entidades.

“Estudos nacionais e internacionais demonstram o elevado impacto que a pandemia trouxe para a saúde mental e bem-estar das comunidades. Aliada a condições de saúde fragilizadas, física e mentalmente, a vulnerabilidade social aumentou, potenciando os fatores de risco para a saúde mental.”, realça a Câmara Municipal de Leiria.

Atenta e proativa, a autarquia organiza as I Jornadas de Saúde Mental de Leiria, onde apresenta um programa diversificado, transversal e de proximidade contextual em relação à temática. A iniciativa decorre nos dias 29 e 30 de abril, no CDIL – Centro de Diálogo Intermunicipal de Leiria e conta a presença de um representante do Ministério da Saúde e vários especialistas com intervenção na área da Saúde Mental.

No dia 29 de abril, a convite da Câmara Municipal de Leiria, Andreia Espain, presidente da direção da Associação Mente de Principiante vai participar no primeiro painel da tarde, destinado a debater o tema: “A Saúde Mental em Contexto Escolar”, onde vai abordar a experiência, o conceito e a metodologia do programa de educação socioemocional CALMAMENTE – Aprendendo a Aprender-se, que a organização tem vindo a implementar em várias escolas e turmas de norte a sul do país, impactando já mais de 3.000 alunos.

Partilham a mesa-redonda com Andreia Espain, João Marques, Psiquiatra do Hospital da Universidade de Coimbra; Graça Milheiro, Diretora do Serviço de Pedopsiquiatria do Hospital de St. André; Inês Guiomar da Ordem dos Psicólogos do Centro e Graça Seco do Instituto Politécnico de Leiria. A moderação do debate será conduzida por Jorge Brites, Diretor do Agrupamento de Escolas de Marrazes.

Os interessados em participar nas Primeiras Jornadas de Saúde Mental de Leiria podem inscrever-se através do link https://leirimar.cfae.pt . As inscrições são gratuitas, mas sujeitas à lotação do espaço.

Sobre a Mente de Principiante:
Fundada por Andreia Espain, a Associação Mente de Principiante, com sede na Maia, surge com a missão de promover o bem-estar integral, desenvolvendo diversas ações nesse sentido. A sua atuação incide nos domínios do desenvolvimento social, pessoal e emocional, com foco principal em crianças e jovens. Todas as atividades e dinâmicas são personalizadas e dirigem-se ao contexto escolar, empresarial e comunitário. Na génese da associação e na sua identidade, está um dos princípios básicos do mindfulness:Mente de Principiante. Ver, cada momento, pela primeira vez!