Associação europeia lança banco de imagens para combater o estigma da obesidade 837

Alguns membros da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) e da Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI) foram escolhidos para uma campanha europeia, lançada pela European Coalition for People living with Obesity (ECPO).

Esta campanha, promovida a nível europeu, tem como objetivo ajudar a combater o estigma e mudar a atitude das pessoas em relação ao excesso de peso e à obesidade, através da disponibilização de várias fotografias.

Para uma melhor compreensão sobre a obesidade, a ECPO criou um novo banco de imagens europeu que contém fotografias tiradas por profissionais, a doentes reais, que podem ser utilizadas pelos órgãos de comunicação social para ilustrar peças dedicadas a esta temática.

O objetivo da disponibilização destas fotografias é inverter a tendência para a utilização das habituais fotografias, que fazem frequentemente referência a ambientes ou comportamentos alimentares de obesidade.

“Esta campanha é essencial para combater as fotografias que habitualmente ilustram as notícias relacionadas com o tema da obesidade e que perpetuam vários preconceitos associados ao excesso de peso ou obesidade”, afirma Mário Silva, presidente da APCOI, citado no comunicado daquela Organização Não-Governamental.

Além disso, de realçar que a presente campanha lançada pela ECPO conta com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“As imagens não estigmatizantes de pessoas que vivem com obesidade para os órgãos de comunicação social é uma grande iniciativa que vai ao encontro das recomendações do Escritório Europeu da OMS para a Europa”, afirma Kremlin Wickramasinghe, chefe interino do Escritório Europeu de Doenças Não Transmissíveis da OMS, citado no comunicado da APCOI.

Os membros das associações irão recorrer às redes sociais para aumentar a consciencialização relativamente aos danos causados ​​pelo peso da discriminação na sociedade e em ambientes de saúde.