ASAE instaura 23 processos de contraordenação 794


27 de junho de 2017

A operação de fiscalização “Alimento na Linha”, dirigida pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aos estabelecimentos que se encontram localizados em terminais de transporte ferroviário e de camionagem e zonas envolventes, resultou em 23 processos de contraordenação.

Segundo um comunicado da ASAE enviado ontem à “Lusa”, cerca de uma centena de operadores económicos, da área de restauração e bebidas e comercialização de géneros alimentícios, foram fiscalizados no sentido de se verificar o cumprimento das regras de segurança alimentar.

Dos 23 processos de contraordenação, destacaram-se como principais infrações «a ausência ou irregularidades no(s) processo(s) baseado nos princípios do HACCP [análise de perigos e controlo de pontos críticos], a violação dos deveres gerais da entidade exploradora do estabelecimento de restauração e bebidas, a falta de mera comunicação prévia, entre outras», afirmou a ASAE.

Foi ainda determinada uma suspensão de atividade num estabelecimento de restauração e bebidas e apreendidos diversos produtos no valor aproximado de 700 euros.