A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, a semana passada, 80 quilos de géneros alimentícios numa operação nacional.
O balanço da operação que envolveu mais de 160 inspetores em 60 postos de controlo de Norte a Sul do país, foi detida uma pessoa e instaurados dois processos crime, por abate clandestino e circulação de artigos de vestuário contrafeito, avançou a agência “Lusa”.
Foram também instaurados 39 processos de contraordenação, especialmente pelo transporte irregular de vinhos ou produtos vitivinícolas, o incumprimento dos requisitos de higiene no transporte de produtos alimentares, a falta ou irregularidades na rotulagem de produtos alimentares, a falha de controlo meteorológico obrigatório, de número de controlo veterinário e de formalidades no transporte de pescado, assim como a temperatura não regulamentar a que os produtos eram transportados.
No âmbito desta operação realizada na semana passada, «foram ainda objeto de perícia por parte dos veterinários da ASAE cerca de 80 toneladas de produtos cárneos e de pescado» e apreendidos sete registadores de temperatura.
A operação teve por objetivo controlar as condições de transporte de mercadorias em circulação (bens alimentares e não alimentares) nas principais vias de acesso aos grandes centros urbanos, industriais, mercados abastecedores e zonas fronteiriças.
Durante a ação, desenvolvida em colaboração com a PSP e a GNR, foram fiscalizados 2.190 operadores económicos, tendo sido alvo de controlo, de bens alimentares, carne e seus derivados, pescado, fruta e hortícolas e ainda pão.