A Autoridade Regional das Atividades Económicas (ARAE) da Madeira alertou para o risco do consumo de umas bolachas da marca Crich, designadas por Bio Crackers, Sésamo e Alecrim com Azeite Virgem Extra.
“A ARAE informa que rececionou no âmbito do sistema de Alerta Rápido para os Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais, “Rapid Alert System for Food and Feed” (RASFF), uma notificação, a qual dá conhecimento da retirada do mercado de um lote específico de bolachas (Crackers) com sementes de sésamo”.
De acordo com a ARAE, estas bolachas, provenientes da Índia, estão contaminadas com óxido de etileno, em níveis superiores ao limite máximo de resíduos previsto no Regulamento (CE) do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de fevereiro.
Em causa está o lote 5920, com data de durabilidade mínima de 30/11/2021.
A ARAE revela ainda que estas bolachas constituem “um risco grave para a saúde humana, uma vez que o óxido de etileno está classificado como mutagénico da categoria 1B, cancerígeno da categoria 1B e tóxico para a reprodução da categoria 1B”.
A Autoridade das Atividades Económicas adianta que as bolachas estão a ser retiradas do mercado. A quem já tenha comprado pacotes do lote em questão, pede que “o não consumo (ingestão) deste género alimentício”.