AR recomenda medidas de prevenção, tratamento e combate à obesidade ao Governo 1735

Esta quinta-feira, dia 8 de julho, foi publicada em Diário da República uma recomendação ao Governo, para a implementação de medidas de prevenção, tratamento e combate à obesidade.

A Resolução da Assembleia da República (AR) n.º 195/2021 publicada em Diário da República, tem como propósito reforçar o cumprimento das medidas previstas nos programas de saúde prioritários “Promoção da Alimentação Saudável” e “Promoção da Atividade Física” e a adoção de futuros programas e campanhas de sensibilização que visem o combate à obesidade.

Entre as diferentes propostas destaca-se a necessidade de maior investimento financeiro em saúde preventiva, assim como o acesso a consultas de nutrição, nos centros de saúde e hospitais, de modo a assegurar uma intervenção precoce e um tratamento adequado em todo o território.

A AR recomenda a criação de uma equipa multidisciplinar constituída por vários profissionais, nomeadamente por nutricionistas, e que nos hospitais se garanta que todas as crianças com excesso de peso e obesidade têm acesso a serviços de nutrição.

Lembrar que a obesidade atinge mais de 20% da população adulta portuguesa, sendo que o excesso de peso, que inclui obesidade e pré-obesidade, afeta mais de metade da população nacional.