App MySãoJoão ajuda grávidas com as melhores práticas alimentares e de aleitamento 1416

As grávidas e puérperas acompanhadas na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João já podem consultar os conteúdos informativos “Nascer São João” na app do hospital (MySãoJoão). As melhores práticas alimentares durante a gravidez e o aleitamento materno fazem parte do vasto conjunto de temáticas desta ferramenta.

Em comunicado, a ULS São João anuncia “mais de 50 conteúdos informativos sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que auxiliam a grávida e puérpera a compreender, entre outros aspetos, quais os sintomas normais durante a gravidez e o que fazer em determinadas situações”. As utentes são notificadas com informações adequadas ao momento da gravidez em que se encontram, numa aposta na personalização de conteúdos.

“Trata-se, por isso, de um projeto pioneiro no SNS”, ao distinguir-se das demais aplicações, e que surge numa lógica de “bem informar, reconhecendo o efeito terapêutico de remeter a informação adequada, dirigida à pessoa certa, no momento em que dela necessita”.

“Enquanto aguardam o nascimento do bebé, muitas grávidas recorrem à internet para saber mais sobre gravidez, por isso, consideramos importante que as mulheres pudessem aceder a informação fidedigna e credível, validada pelos nossos profissionais”, explica Marina Moucho, diretora do Serviço de Obstetrícia.

Os conteúdos informativos estão divididos em seis áreas: Gravidez Saudável, Preparar o Parto, O Parto, Recuperação Pós-Parto, Cuidados ao Bebé e Aleitamento Materno e vão desde a alimentação na gravidez à preparação para o parto, até às queixas frequentes na gravidez e às queixas que devem levar à urgência (diferentes em cada um dos trimestres); mas também, informações sobre a analgesia epidural e anestesia na cesariana, o aleitamento materno e os cuidados a ter com o recém-nascido. A informação fica disponível na app até 6 meses após o nascimento do bebé.

Contributo para uma “jornada feliz”

“Sabemos também que a gravidez pode ser um momento de grande ansiedade para as pré-mamãs e para o casal, daí ser importante mitigar essa ansiedade, através da disponibilização da informação esclarecedora e de fácil acesso”, acrescenta Carmo Prucha. A enfermeira-gestora do Serviço de Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e do Serviço de Obstetrícia lembra que “a grávida encontra também muitas desinformações e contrainformações que nem sempre são fáceis de decifrar” e, por isso, a app procura criar valor e contribuir para uma “jornada feliz”.

A ferramenta permite ainda consultar o Boletim da Grávida Digital, onde devem constar os registos das análises e ecografias, possibilitando o acesso permanente e em tempo real a estes dados, facilitando igualmente a interação com os serviços de saúde. Com a app MySãoJoão, as grávidas podem registar a admissão à consulta, sem necessidade de se dirigir ao secretariado ou ao quiosque, e solicitar um pedido de remarcação de consulta, caso não possam comparecer.

Com 100 mil utilizadores ativos, a aplicação alcançou “um marco bastante importante entre as instituições de saúde do SNS”.