A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) e a Missão Continente acabam de anunciar uma iniciativa conjunta intitulada “Escola Missão Continente – Projeto de Literacia Alimentar”.
Trata-se de uma “oportunidade única para capacitar indivíduos de famílias em situações de vulnerabilidade socioeconómica, promovendo escolhas alimentares mais conscientes, informadas e saudáveis, adaptadas ao orçamento familiar disponível”, refere a APN no seu site. A associação assegura que o projeto-piloto procurará promover hábitos saudáveis que contribuam para a saúde e bem-estar destas famílias, bem como “partilhar conteúdos e informação sobre alimentação saudável e consumo consciente”.
As instituições integrantes do programa de excedentes da Missão Continente são as únicas entidades que se poderão inscrever, entre os dias 29 de agosto e 20 de setembro, tendo em conta que a iniciativa irá decorrer em cinco instituições (uma por região continental – Norte, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve).
Devem ainda garantir, pelo menos, uma das seguintes respostas sociais à população que servem: Serviço de atendimento e acompanhamento social; Ajuda alimentar a famílias carenciadas; Centro Comunitário; Centro de alojamento temporário; Refeitório/Cantina social.
Escolhidas as instituições que apoiam as famílias em situação de vulnerabilidade, segue-se um pacote de quatro sessões de formação em cada uma das regiões. Os encontros de duas horas, com uma lotação de 25 pessoas, poderão ser acompanhados por profissionais e voluntários que as instituições considerem essenciais.
Divididas por módulos, as sessões formativas têm como foco o planeamento e gestão, a seleção (com uma visita a uma loja Continente), a preparação (com workshop) e o consumo.
Conheça melhor o projeto e aceda aos documentos de candidatura aqui.