APN defende que a alimentação sustentável seja discutida nas escolas 821


18 de agosto de 2017

A Associação Portuguesa de Nutrição (APN) quer que o tema da alimentação sustentável seja discutido em contexto escolar junto dos mais novos de forma a conseguir «modelar os comportamentos dos futuros adultos», disse a secretária geral Helena Real.

«As crianças cada vez não sabem de onde vem o alimento até chegar ao prato. Não há noção do impacto ambiental [consumo de água na produção ou de combustível no transporte, etc.] que o alimento tem no dia-a-dia. E essa mensagem pode ser passada facilmente às crianças e com isso conseguimos modelar os comportamentos dos futuros adultos que teremos», apontou Helena Real à agência “Lusa”.

Esta ideia integra o conjunto de recomendações que a APN – que sucede à Associação Portuguesa dos Nutricionistas – apresentou, na fase de consulta pública, ao Governo no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, um documento interministerial que apresenta metas para o período 2017/2020.

Helena Real referiu que a APN ficou «agradada» com o lançamento desta estratégia, até porque «não havia histórico na área da alimentação e nutrição», mas para que «a estratégia seja consolidada, bem pensada e existam resultados», esta associação recomenda o «reforço das mensagens associadas à sustentabilidade alimentar».

«Há aspetos elencados de forma transversal mas devem ser reforçados. Uma alimentação sustentável é uma alimentação saudável e uma alimentação saudável poderá não ser uma alimentação sustentável. A nossa proposta é inserir no eixo de desenvolvimento da literacia e de autonomia da população, a mensagem da sustentabilidade alimentar», referiu a secretária geral da APN.

A associação defende uma intervenção precoce junto da sociedade, ou seja através das crianças, sugerindo a criação de uma disciplina extracurricular no 1.º ciclo de ensino (com enfoque no 3.º e 4.º anos de escolaridade), podendo juntar várias áreas como a saúde, o ambiente, a economia e a agricultura e interligar várias disciplinas como as ciências, a matemática e a geografia.