A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) organiza a 2.ª edição do ‘Programa de Liderança em Diabetes’ entre os dias 9 e 12 de setembro, em Odivelas, em parceria com a Câmara Municipal. Este programa destina-se a jovens entre os 18 e 30 anos com diabetes, tendo o objetivo principal de os capacitar para o desempenho de funções de destaque e liderança na sociedade.
“É importante fomentar a vontade que estes jovens possam ter de se tornarem líderes e referências, principalmente na área da saúde.”, refere José Manuel Boavida, presidente da APDP, acrescentando: “E quem melhor para defender os direitos das pessoas com diabetes do que os seus pares? Daí a importância de empoderar estes jovens com diabetes”.
Desde comunicação em saúde e relações com a indústria farmacêutica a desenvolvimento pessoal e angariação de fundos, entre muitas outras temáticas, o programa da APDP possibilita o desenvolvimento de capacidades de liderança. O objetivo passa por incentivar os jovens a colocar em prática os novos conhecimentos, especialmente, nas associações de pessoas com diabetes e em atividades para a defesa dos seus interesses e direitos. Este ano os participantes vão ainda ser desafiados a planear e desenhar um projeto de intervenção.
As sessões de trabalho serão dinâmicas e contam com apoio de formadores, profissionais de diversas áreas e também pessoas com diabetes que frequentaram os programas de liderança europeus e mundiais da Federação Internacional de Diabetes.
Além da parte mais pedagógica, o programa inclui uma componente mais lúdica e cultural, com passeios e atividades enquadradas no mesmo local. Guarda ainda espaço para momentos de atividade física essenciais para a promoção de estilos de vida saudável.
Para consulta do programa completo ou mais informações, visite a página oficial da APDP, https://apdp.pt/2-programa-de-lideranca-em-diabetes/.