António Mendonça reeleito presidente do CNOP. Liliana Sousa na Assembleia Geral 1018

António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas (OE), foi reeleito presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais. Liliana Sousa, bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), entra para a Assembleia Geral.

Reeleito na passada quinta-feira (04), António Mendonça vai chefiar o Conselho até 2026, com Paulo Teixeira, bastonário da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução como vice-presidente.

O responsável afirma que o novo mandato, agora assumido, visa “defender o papel das ordens profissionais, enquanto instituições transparentes de defesa e garantia do exercício responsável, competente e ético, das profissões representadas, tendo sempre como referência a salvaguarda do interesse público”, pode ler-se no comunicado citado pela Lusa.

António Mendonça acredita que as ordens profissionais devem ser encaradas “como um fator sistémico de inovação e de dinamização económica e social”.

Maria de Jesus Fernandes, bastonária da Ordem dos Biólogos, foi eleita presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo ao seu lado Liliana Sousa, bastonária da ON, e Fernanda Almeida Pinheiro, bastonária da Ordem dos Advogados.

Miguel Pavão, bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, foi presidente do Conselho Fiscal. Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, e Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos, acompanham-no.

“Após a realização deste ato eleitoral, foi deliberado associar o CNOP às comemorações dos 50 anos de restauração da Democracia no nosso país, uma vez que 16 das 20 ordens profissionais existentes foram criadas após o 25 de abril, e as restantes foram reconhecidas, à época, como bastiões da defesa dos direitos cívicos, durante o período do Estado Novo”, indica o comunicado.