A efetiva implantação de uma Federação, robusta e consolidada, na sociedade civil é indissociável de uma planificação estratégica e de uma visão crítica e assertiva, direcionada para o futuro.
Neste sentido, a atual Direção da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) alavancou esforços para a concretização de um documento estratégico, orientador dos trabalhos da Federação nos próximos 2 anos.
Após os processos de reestruturação e revitalização que marcaram o mandato anterior, surgiu a necessidade de enumerar e registar as metas que a ANEN se propõe a alcançar a longo prazo, garantido, assim, uma progressão contínua e um crescimento expressivo e sustentado no panorama associativo português.
Esse documento orientador, denominado Visão Estratégica 2023-2025, encontra-se alicerçado em três prioridades estratégicas, que visam assegurar o desenvolvimento ininterrupto da Federação nos 2 anos vindouros.
Assim, de agora em diante, devem constituir premissas centrais da atuação dos próximos dirigentes a garantia de uma representação exímia dos Estudantes de Nutrição, o aumento do alcance da ANEN, tanto a nível nacional como além-fronteiras, e a exponenciação do reconhecimento da Federação junto daqueles que representa e das demais entidades parceiras.
Além disso, a sustentabilidade financeira da ANEN é inalienável do cumprimento das metas estabelecidas, garantindo a não escassez dos recursos necessários à prossecução dos fins estabelecidos em Plano de Atividades.
Em síntese, a estratégia de fundo assumida deve continuar a centrar-se nos três campos de atuação seguintes – intervenção política, ação social e formação e pedagogia. Dentro destes, os três focos de ação prioritários para os Órgãos Sociais da ANEN no período 2023-2025 são:
- A representação dos Estudantes de Nutrição a nível nacional e internacional;
- O aprimoramento das ferramentas de comunicação existentes, com aumento do alcance nas plataformas digitais;
- A potencialização dos mecanismos de gestão interna em vigor, com garantia, a longo prazo, de sustentabilidade a nível financeiro e ambiental.
A Visão Estratégica 2023-2025 da Associação Nacional de Estudantes de Nutrição foi apresentada aos Associados e Estudantes de Nutrição no passado dia 21 de dezembro, na 2ª Assembleia Geral Extraordinária do mandato 2022/2023, decorrida em Lisboa. Após um proveitoso momento de discussão entre os presentes, no qual foi reconhecida a relevância da implementação de um documento desta natureza, todas as propostas de alteração à sua redação foram consideradas, o que culminou na sua aprovação por unanimidade.
Deste modo, os dirigentes cujo mandato seja abrangido pelo espaço temporal de vigência do presente documento estratégico, a iniciar-se no dia 1 de janeiro de 2023, deverão ter em consideração as disposições apresentadas na elaboração do respetivo Plano de Atividades, garantido a efetiva concretização das mesmas.
Leonor Quelhas Pinto e Rodrigo Bernardo
Presidente e Vice-Presidente da Direção da ANEN – Associação Nacional de Estudantes de Nutrição