A Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN) promoveu este ano – e ainda promove – a realização de dois Inquéritos Nacionais: um para os estudantes e outro para os recém-licenciados.
Segundo fonte dos estudantes disse à Viver Saudável, esta iniciativa que já vem do Verão de 2022 surgiu da necessidade que a ANEN sentiu em “desenvolver um plano de ação que pudesse contribuir, por um lado, para um sistema de formação complementar de excelência e, por outro lado, para a emancipação dos futuros profissionais de Nutrição em Portugal”.
Foi a partir de uma “falta de evidência atualizada e de âmbito nacional que refletisse a realidade” que a ANEN partiu para este projeto, que, entre outros objetivos, quer ainda tornar a atuação da ANEN orientada “primordialmente pelos interesses e necessidades da população alvo”.
“Os dados recolhidos poderão, ainda, servir de suporte para uma abordagem fundamentada em toda e qualquer reivindicação que se considere pertinente, tendo em conta o panorama atual, avaliando a qualidade de ensino nas Instituições de Ensino Superior, o contexto académico e social associado aos estudantes desta área e as condições de acesso à profissão de nutricionista”, foi referido.
Apesar de uma “grande mobilização da comunidade”, a ANEN vem agora reforçar que “é importante que todos se façam ouvir para que a ANEN possa atuar com um conhecimento fiel da realidade à sua volta. Por isso, não se esqueçam: continuam abertos os Inquéritos Nacionais da ANEN”.
Link Inquérito Recém-Licenciados