Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve criaram as “pescaliças” 1181

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve tem uma nova inovação: “pescaliças”, chouriças feitas com peixe de aquacultura, para uma alimentação mais saudável e sustentável.

A ideia partiu do módulo de Tecnologias das Matérias-Primas em Cozinha, no qual o formador Abílio Guerreiro introduziu a componente de inovação em Charcutaria e na defumação de carne e peixe.

Aproveitando a parceria da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve com o IPMA, que fornece regularmente várias espécies de peixe provenientes de aquacultura, permitiu que os alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha realizassem os ensaios até obterem a confeção certa.

As “pescaliças”, nome que deram a estas chouriças de peixe, são um meio excelente de aproveitamento do peixe disponível, resultando num produto mais saudável, sem perder os sabores associados à charcutaria e alimentação tradicional.

Estes enchidos de peixe, com um especial sabor de fumeiro, poderão tornar-se uma opção aos chouriços tradicionais para uma alimentação saudável.