A bastonária da Ordem dos Nutricionistas (ON), Alexandra Bento, e a Presidente do Conselho de Especialidade em Nutrição Clínica da ON, Graça Ferro, estiveram no passado dia 7 de junho em Comissão Parlamentar para discutir a comparticipação do suporte nutricional.
No seu site, a ON explica que “esta audiência teve por objetivo discutir a comparticipação do suporte nutricional, para os doentes que necessitam de nutrição artificial no ambulatório e domicílio, e destacar o papel dos nutricionistas enquanto prescritores de nutrição artificial”.
A proposta constante no Orçamento do Estado para 2023, “relativa ao estudo da viabilidade técnica e financeira de implementação de um regime de comparticipação especial dos encargos com nutrição entérica e parentérica, fora do contexto hospitalar, bem como os Projetos de Lei que deram entrada no Parlamento sobre esta matéria”, marcaram igualmente o encontro.
Ao referir que Portugal é dos poucos países da União Europeia sem este suporte nutricional comparticipado, a ON considera que este é um tema que se encontra na agenda política e refere que a Comissão entendeu as suas preocupações ao referir que “o assunto será analisado cuidadosamente”.