Alergia ou constipação? Seis diferenças que ajudam a distinguir 620

A chegada do verão traz consigo o sol, as idas à praia e à piscina, os passeios pelo campo e outros momentos de lazer ao ar livre, acabando por ser um motor propulsor das alergias e não só. Nesta época, também podem surgir as constipações de verão, uma vez que estamos mais expostos a ambientes com ar condicionado, o que pode secar o revestimento das narinas e, assim, facilitar a entrada dos vírus.

A Bayer sabe que, muitas vezes, é difícil distinguir uma constipação de uma alergia por apresentarem sintomas muito semelhantes. Espirros, corrimento nasal, nariz entupido e tosse são alguns dos sintomas manifestados em ambas as condições. No contexto do Dia Mundial da Alergia, que se assinala a 8 de julho, a Bayer ajuda a identificar seis diferenças entre as alergias e as constipações, para que possa encontrar o tratamento adequado ao seu caso.

Deixamos aqui as principais diferenças que vão ajudá-lo a reconhecer ambas as condições:

1. Origem e duração da patologia – Quando falamos em constipações, referimo-nos infeções virais agudas, normalmente sem febre e autolimitadas, que manifestam sintomas respiratórios superiores, como corrimento e congestão nasal, e que podem ser facilmente confundidos com os sintomas de uma alergia. No entanto, as alergias não são causadas por vírus e correspondem a uma reação exagerada do organismo ao alérgeno (substância que causa a alergia). A duração é também um fator diferencial destas condições, já que as constipações são situações pontuais e as alergias são recorrentes, repetindo-se ao longo do ano ou em alguma época do ano específica.

2. Frequência dos espirros – A periodicidade dos espirros pode ajudar-nos a perceber quando se trata de uma constipação ou de uma alergia, isto porque a segunda é acompanhada de espirros contínuos e muito repetidos, já uma constipação, não tanto.

3. Corrimento nasal – Tanto nas alergias como nas constipações, o corrimento nasal é um sintoma muito comum. É importante ter atenção à cor e à espessura do muco para perceber perante qual das duas estamos. Se for uma alergia, o muco será aguado e transparente. Já nas constipações é espesso e esverdeado.

4. Olhos a lacrimejar – Apesar de existirem muitos sintomas comuns entre as duas patologias, ter os olhos a lacrimejar, com comichão e inchados, está apenas ligado às alergias, o que pode facilitar a distinção.

5. Febre ligeira e dores musculares – Estes são dois sintomas típicos das constipações, então se os sentir juntamente com espirros, corrimento nasal e tosse, já sabe que deve estar perante uma constipação. As alergias por norma não estão associadas a febre.

6. Aparecimento de sintomas – Quando temos alergias é normal que os sintomas se intensifiquem sempre que estamos perto ou em contacto com a substância que os provoca, como em parques, no caso do pólen, ou em quartos fechados, se estivermos a falar de pó ou ácaros. Já em caso de constipação, os sintomas são constantes, independentemente de onde estivermos.

Em caso de dúvidas ou questões sobre alergias ou constipações, consulte o seu médico. Para mais informações, visite: https://www.claritine.pt/viver-com-alergias/diferencas-entre-alergia-ou-constipacao.