Álcool nas festas académicas: “Como profissionais da nutrição, somos complacentes” 586

O diretor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), Pedro Graça, aponta o dedo à normalização do álcool em eventos académicos e desportivos, sob a forma de patrocínios.

Na conferência inaugural das Jornadas do Serviço de Nutrição da Unidade Local de Saúde de Santo António, no dia 28 de fevereiro, no ICBAS Porto, Pedro Graça “convocou” os nutricionistas para se envolverem na discussão pública sobre alimentação e saúde, questionando o impacto de certas estratégias de marketing.

“Recentemente, quando a Seleção Portuguesa de Futebol renovou o contrato com uma das principais causas de cancro no nosso país, o álcool, não vi ninguém criticar esta opção”, observou.

Mas desengane-se quem pense que esta é uma realidade exclusivamente externa. Fazendo alusão à venda de cerveja em eventos como as “queimas das fitas”, criticou: “Nós, como profissionais da nutrição, como academia, somos completamente complacentes com os patrocínios das nossas festas académicas por uma substância que é promotora de cancro diretamente“.

“Porque continuamos a fazer escolhas erradas?”

Se a literacia alimentar tem sido apontada como um caminho para capacitar as pessoas a fazerem escolhas alimentares saudáveis, sustentáveis e informadas, Pedro Graça considera que esta abordagem, focada no indivíduo, não é suficiente.

O nutricionista propõe uma mudança de paradigma. Em vez de um modelo de intervenção centrado no utente dos serviços, defende um modelo focado no sistema alimentar como um todo. Apesar do muito conhecimento disponível, o consumo inadequado e as doenças associadas continuam a aumentar.

“Se sabemos tanto, porque continuamos a fazer escolhas erradas?”, interrogou, certo de que “necessitamos de intervir nos determinantes estruturais da alimentação inadequada e da obesidade“.

“A prevenção da malnutrição deve ser uma responsabilidade do Governo e da sociedade, e não exclusivamente uma responsabilidade individual”, frisou ainda.

“Obesidade em foco: desafios e soluções” é uma das reportagens da próxima edição da revista VIVER SAUDÁVEL, disponível no início de maio.