AIVE e Disneyland Paris apresentam campanha “A magia de reciclar embalagens de vidro” 87

A AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem) junta-se à Disneyland Paris, o destino turístico mais visitado da Europa, para sensibilizar as famílias portuguesas sobre a importância de reciclar embalagens de vidro e cuidar do ambiente, com o apoio das Câmaras Municipais de Lisboa e Matosinhos, Porto.

A iniciativa foi apresentada esta terça-feira, 12 de outubro, junto ao Jardim Zoológico de Lisboa e contou com a participação de Nuno Vinagre, Diretor do Departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, Beatriz Freitas, Secretária-Geral da AIVE, Tiago Santos, Diretor Geral da Disney Destinations para Espanha e Portugal e José da Câmara Pereira, Presidente da Junta de São Domingos de Benfica.

Sob o mote – “A magia de reciclar embalagens de vidro”, a campanha tem um carácter funcional, com a instalação de vidrões de reciclagem temáticos, com Personagens tridimensionais do universo Disneyland Paris. Depois do sucesso em Espanha, esta é a primeira ativação do género em Portugal, numa colaboração entre a AIVE, Disneyland Paris e Câmaras Municipais de Lisboa e Matosinhos, Porto.

Portugal é um dos países da Europa que está mais longe de atingir as metas de reciclagem de vidro, estabelecidas pela UE. Através desta campanha , a AIVE procura consciencializar as famílias portuguesas sobre a importância da reciclagem das embalagens de vidro, com um call to action muito especial junto dos mais pequenos, a geração do futuro. Os vidrões, inspirados em Simba, Pinóquio e Rapunzel, visam tornar a reciclagem de embalagens de vidro um hábito divertido e familiar.

“A cidade de Lisboa tem um compromisso com a sustentabilidade e com o combate às alterações climáticas. Iniciativas como esta, que apelam à reciclagem de forma criativa, são fundamentais para envolver as famílias e reforçar a nossa meta de aumento das taxas de reciclagem.”, afirma Ângelo Pereira, Vereador responsável pelo pelouro da Higiene Urbana na Câmara Municipal de Lisboa.
“As embalagens de vidro são de um material infinitamente reciclável, e cada embalagem reciclada faz a diferença no ciclo da sustentabilidade. Esta campanha traz uma nova energia ao setor e mostra que, com criatividade e o envolvimento dos mais pequenos, podemos alcançar as metas de reciclagem.”, comenta Beatriz Freitas, Secretária Geral da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem
Tiago Santos, Diretor Geral da Disney Destinations para Espanha e Portugal, refere por sua vez que “Como contadores de histórias e criadores de memórias, a Disneyland Paris está comprometida em deixar um legado ambiental positivo para as gerações futuras. O compromisso da Disney com o meio ambiente é uma tradição da empresa, iniciada pelo próprio Walt Disney e que continua a ser trabalhado diariamente.”
Sobre a Reciclagem das Embalagens de Vidro
Há poucos materiais tão circulares como o vidro de embalagem. As embalagens de vidro são 100% e infinitamente recicláveis, sem perder qualidade ou quaisquer propriedades. Sendo uma embalagem natural, inerte e sem aditivos, o vidro é o único material que não confere sabor ou odor aos produtos embalados. Ao reciclar, é ainda possível poupar tanto nas matérias-primas originais, como no consumo de energia, assim como reduzir as emissões de CO2 e a quantidade de embalagens depositadas em aterros.
Vantagens da reciclagem das embalagens de vidro
Poupança de matérias-primas através do menor consumo de recursos naturais. Para produzir 1 tonelada de vidro é suficiente 1 tonelada de casco de vidro (vidro reciclado), em comparação com as 1,2 toneladas de matérias-primas originais.
Economia de energia, quer diretamente na fusão, onde por cada 10% de casco de vidro incorporado, se reduz 2,5% de energia, em termos unitários; quer, indiretamente, nas matérias-primas substituídas.
A reciclagem evita a deposição em aterro das embalagens usadas (apesar do vidro ser inerte e no limite se fundir com a natureza);
Ao produzir novas embalagens a partir de vidro reciclado, são minimizados os efeitos das emissões gasosas, quer as do processo de fusão do vidro, quer as do fabrico de certas matérias-primas (ex. a soda).
Criação de hábitos sociais de poupança na população, quer através da protecção ambiental, quer através da consciencialização de que os recursos naturais são limitados.
Sobre a sustentabilidade da Disneyland Paris
A Disneyland Paris tem a responsabilidade de utilizar a sua experiência e influência de forma a contribuir para uma transição rumo a um futuro mais sustentável. Envolver os seus grupos de interesse nesta jornada e assegurar um impacto positivo no nosso planeta e na nossa sociedade.
Foram desenvolvidas ações e projetos específicos para apoiar os objetivos ambientais da The Walt Disney Company para 2030, alinhados com as estratégias transversais e específicas do nosso negócio.
Ao reduzir a quantidade de resíduos que geramos, reutilizar o máximo possível e reciclar materiais prejudiciais aos ecossistemas, procuramos minimizar a perda de biodiversidade, a poluição e as emissões de gases com efeito de estufa, enquanto protegemos as comunidades locais.
Foram desenvolvidas parcerias e colaborações para aumentar a consciencialização e implementar atividades alinhadas com uma economia mais circular.
Em linha com os objetivos de 2030 da The Walt Disney Company, a Disneyland Paris implementou diversas iniciativas de gestão de resíduos, com o intuito de reduzir, reutilizar, reciclar, doar e promover mudanças de comportamento entre os seus Visitantes e colaboradores, de forma a evitar o desperdício do maior número possível de materiais.

Sobre a Disneyland Paris

A Disneyland® Paris é o primeiro destino turístico europeu com mais de 320 milhões de visitas desde a sua abertura em 1992. Inclui dois Parques Temáticos, sete hotéis temáticos e uma grande variedade de restaurantes, espetáculos e diversão. A visita ao Parque Disneyland® transporta os visitantes para o coração da magia Disney e permite-lhes encontrar os seus Personagens Disney favoritos. Os Walt Disney Studios® oferecem a oportunidade de descobrir, nos bastidores, os segredos da sétima arte, assim como da televisão e do mundo da animação. Sete hotéis temáticos com uma capacidade total de 5.800 quartos. permitem a todos os nossos visitantes alojar-se no coração da magia, assim como 2.700 quartos em hotéis associados, 2 centros de convenções e um campo de golfe de 27 buracos. O complexo também dispõe de uma zona de lazer, Disney Village, com 30.000 m² que oferece lojas, restaurantes, uma discoteca, PanoraMagique (um balão de ar quente que permite desfrutar das incríveis paisagens da Disneyland® Paris e seus arredores), cinemas com 15 salas e uma sala IMAX. A Disneyland® Paris conta com 59 atrações, 63 lojas e 55 restaurantes.

Sobre a AIVE
A AIVE é uma associação empresarial que tem como objetivo promover a indústria fabricante de embalagens de vidro e contribuir para o progresso técnico e económico deste setor que tem um peso importante na economia portuguesa e na sua Balança Comercial: 3 empresas (BA Glass, Vidrala e Verallia Portugal), 6 unidades fabris, mais de 800 milhões de euros de volume de negócios, cerca de 3.500 trabalhadores e mais de 60% de vendas diretas para mercados externos. Anualmente, saem dos fornos de fusão de vidro, em Portugal, mais de 6 mil milhões de embalagens para a indústria alimentar.

Para mais informação da AIVE
Diana Castilho – diana.castilho@marco.agency
Diogo Alvo – diogo@marco.agency

Para mais informação de Disneyland Paris
Lorena Fernandez-Pousa / Lorena.ferandez.pousa@disney.com
Mariana Barroso / Mariana.barroso@disney.com
Agueda Alvargonzález / agueda.alvargonzalez@disney.com