O Prémio Saúde Sustentável, iniciativa da Sanofi e do Jornal de Negócios em parceria com a NTT DATA, que este ano se dedica ao tema “Saúde Global”, tem como objetivo distinguir e premiar entidades, individuais ou coletivas, públicas, privadas ou do setor social, prestadoras de cuidados de saúde, farmácias e associações que se tenham destacado por promover e implementar iniciativas de sustentabilidade com impacto tangível na saúde. As candidaturas já se encontram abertas e decorrem até 22 de maio.
Nesta que é já a 12ª edição da iniciativa, as entidades podem-se candidatar dentro de 5 categorias distintas – Cuidados de Saúde Centrados no Cidadão; Inovação em Saúde; Integração e Continuidade de Cuidados; Promoção da Saúde e Prevenção da Doença e Transformação Digital. Para aceder ao regulamento e efetuar a sua candidatura aceda ao website do Prémio Saúde Sustentável em https://premiosaudesustentavel.negocios.pt/
Os Prémios Saúde Sustentável serão atribuídos, por categoria, aos projetos que, tendo em conta as pontuações nos critérios de sustentabilidade, apresentam a pontuação total mais alta em termos de: Ganhos em saúde; Replicabilidade; Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade Económica e Satisfação dos Utentes.
Paralelamente, poderão também ser atribuídas Menções Honrosas a projetos que se destaquem pela sua excelência, apesar de não terem vencido a categoria a que se candidataram.
O júri, presidido pela Ex-Ministra da Saúde Maria de Belém Roseira e composto por personalidades relevantes do meio empresarial, académico e político da sociedade portuguesa, avaliará as candidaturas de acordo com os princípios orientadores de rigor e comparabilidade, flexibilidade e facilidade de candidatura.
De acordo com Helena Freitas, Diretora Geral da Sanofi Portugal, «O Prémio Saúde Sustentável é uma iniciativa com um histórico de 12 anos e que quer continuar a distinguir o que de melhor se faz ao nível da saúde em Portugal, através de projetos únicos e inovadores que aportam um verdadeiro valor aos utentes que deles beneficiam. A Sanofi quer continuar a premiar a excelência do trabalho desenvolvido por instituições públicas e privadas, incentivando a partilha de boas práticas com impacto real na sociedade portuguesa.»
Dra. Maria de Belém, Presidente do Júri, reforça que «Pelo historial que antecede e pelo prestígio que o Prémio alcançou ao longo desta mais de uma dezena de anos, é para mim uma honra e um privilégio ser, atualmente, a Presidente de uma iniciativa que, desde a sua primeira edição, sublinha a sua mensagem de inovação.»
Dentro desta iniciativa destaca-se ainda o “Prémio Personalidade Saúde Sustentável”, uma distinção não sujeita a candidatura. Identificada pelo Júri, a personalidade com maior destaque e relevo na promoção de práticas sustentáveis na área da saúde será premiada.
Ao longo dos últimos 11 anos, já foram cerca de 100 os projetos/entidades premiados pelo seu destaque nas boas práticas ligadas à saúde e, ainda, 11 personalidades.