AADIC realiza webinar para esclarecer sobre a Insuficiência Cardíaca, do diagnóstico ao tratamento 1471

Webinar da AADIC “Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento” pretende esclarecer sobre esta doença que afeta
700 mil portugueses acima dos 50 anos

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca – AADIC realiza no próximo dia 02 de maio, a partir das 21h, mais uma sessão online, desta vez sob o tema “Insuficiência Cardíaca: do diagnóstico ao tratamento”, com o objetivo de esclarecer sobre os sintomas, os sinais de alerta, quando procurar o médico, como gerir a doença, quais os tratamentos, entre outras informações importantes.

Este webinar vai contar com as intervenções do Dr. João Agostinho, Cardiologista Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria), do Dr. Jonathan dos Santos, Médico de Família MGF Instituto CUF Porto e da Enfª. Fátima Salazar, Enfermeira Clínica de Insuficiência Cardíaca do Hospital Pulido Valente (ULS Santa Maria). A Dra. Maria José Rebocho, cardiologista e membro do conselho técnico-científico da AADIC, será responsável pela moderação. Este evento, que tem transmissão exclusiva na página de Facebook e canal de Youtube da AADIC, conta com o apoio da Bial.

Os resultados do Estudo Porthos revelaram que mais de 700 mil portugueses com idade superior a 50 anos vivem com Insuficiência Cardíaca, sendo que 90 % não sabe que tem a síndrome. São dados preocupantes que levam a AADIC a reforçar ainda mais a sua missão de divulgar esta doença e os seus sintomas, sendo esse o ponto de partida para este webinar.

A iniciar a sessão, o Dr. João Agostinho irá explicar o que é a Insuficiência Cardíaca, quais os sinais de alerta e quando procurar o médico.

Após esta explicação, será a vez do Dr. Jonathan dos Santos falar sobre o diagnóstico nos cuidados primários e porque é tão importante o início precoce do tratamento.

Feito o diagnóstico e definido o tratamento, é fundamental o doente saber gerir a doença. Será neste ponto que irá centrar-se a intervenção da Enfª. Fátima Salazar sobre como gerir esta doença crónica, salientando a importância do apoio domiciliário.

No final da sessão, os oradores irão responder a todas as questões e dúvidas colocadas durante esta sessão pelos doentes, cuidadores, e o público em geral, que estiveram a assistir.