A resposta dos Estudantes de Nutrição aos desafios sociais que nos assolam 1197

O Departamento de Ação Social da Direção da ANEN tem como missão basilar mobilizar esforços e incentivar os Estudantes de Nutrição a contribuírem numa lógica positiva para a sociedade atual, tomando consciência do impacto das suas ações e tornando-os jovens cidadãos mais despertos para as adversidades do mundo em seu redor.

Neste sentido, a dinamização de atividades que promovam a solidariedade e a ajuda a grupos populacionais mais vulneráveis, assim como projetos que visem a importância do desenvolvimento sustentável e a promoção da Saúde através de uma alimentação saudável, como o “Nutrir a Comunidade” e a “ANEN Solidária” são estruturais para o cumprimento deste desígnio.

A iniciativa “Nutrir a Comunidade” teve início em 2021, passando primeiro pelo Porto e, depois, por Lisboa. Nesta 3.ª Edição, tal como era nosso objetivo antes até de iniciarmos funções, deslocámo-nos a Vila Real e pudemos contar com a preciosa colaboração dos alunos da Licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que conduziram de forma brilhante as três sessões de educação alimentar concretizadas.

Neste projeto, os participantes foram previamente capacitados para a melhor prossecução das atividades, tendo adquirido conhecimento acerca das necessidades especiais de alguns dos destinatários, assim como de métodos facilitadores da comunicação e aprendizagem. Posteriormente, puderam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso académico para sensibilizar os destinatários sobre o valor da Dieta Mediterrânica e a importância da adoção de padrões alimentares saudáveis e equilibrados, como este.

O objetivo da Direção da ANEN, através da implementação destes projetos, é enriquecer a formação curricular dos participantes e dar-lhes ferramentas para que possam, no futuro, desenvolver as suas próprias ações de intervenção na comunidade. Acreditamos que todos os inscritos puderam obter competências práticas na área da Nutrição Comunitária e Saúde Pública e, assim, reconhecê-la como uma possível saída profissional.

O contacto entre os participantes e os destinatários foi adaptado tendo em conta o público para o qual a ação foi dirigida: adultos com défices cognitivos, alunos do 1.º Ciclo e a crianças do Ensino Pré-escolar. A Dieta Mediterrânica e a Alimentação Saudável estiveram, como vimos, em grande destaque, sendo da maior importância que a informação adquirida pelos destinatários seja agora transmitida àqueles em seu redor.

De maneira geral, ficamos muito satisfeitas com a forma como a atividade decorreu e com o feedback transmitido. Esperamos, no futuro, poder igualar noutros projetos a excelente adesão dos Estudantes de Nutrição à 3.ª Edição do “Nutrir a Comunidade”, e que os mesmos continuem a valorizar oportunidades como esta, de contacto próximo com a comunidade.

Considerando também que, como dirigentes associativos, podemos, através do exemplo, despertar o espírito altruísta da restante comunidade estudantil, os titulares de cargos eleitos da ANEN desafiaram-se pela primeira vez a se envolver em atividades de cariz solidário, surgindo a “ANEN Solidária”.

A primeira edição desta iniciativa realizou-se na Associação “O Companheiro Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)”, em Lisboa. Esta organização é uma comunidade de inserção, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que intervém a nível psicológico e também socioprofissional no acolhimento, orientação, acompanhamento e gestão das necessidades de indivíduos em situação de vulnerabilidade social. A intervenção da nossa equipa consistiu na triagem de roupa, brinquedos, livros e outros bens doados pela população, fazendo a separação entre aqueles em bom estado de conservação e aqueles a serem encaminhados para a reciclagem.

Em suma, enquanto jovens ativos consideramos imprescindível apoiar a construção de uma sociedade mais inclusiva, atenta às necessidades dos mais vulneráveis e capaz de dar resposta aos diferentes desafios sociais com que nos confrontamos. Todos desempenhamos um papel preponderante na comunidade e a adoção de comportamentos mais solidários é uma excelente forma de contribuir para um futuro melhor.

Rafaela Silva e Rita Teixeira
Departamento de Ação Social da ANEN – Associação Nacional de Estudantes de Nutrição