A menopausa potencia doenças cardiovasculares? 415

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte nas mulheres em Portugal. Com o envelhecimento e em especial durante a menopausa, as alterações hormonais trazem consigo um maior risco de desenvolver este tipo de doenças.

No entanto, é importante salientar que a menopausa não causa por si só doenças cardiovasculares. Porém, o declínio dos níveis de estrogénio pode ajudar a explicar o aumento deste tipo de doenças nas mulheres, pois estes têm um efeito benéfico ajudando a manter um bom fluxo sanguíneo.

Durante esta etapa, o aumento do “mau colesterol” bem como dos níveis de triglicéridos, um tipo de gordura que o organismo usa para armazenar energia para os músculos, podem também potenciar os riscos de doenças cardiovasculares.

Outros fatores a ter em conta, não sendo benéficos para a saúde e bem-estar do coração, passam também pelo tabagismo, histórico familiar de doenças cardíacas, dieta rica em gorduras e estilo de vida sedentário.

Assim, é importante implementar na rotina alguns hábitos que irão ajudar a manter o seu coração saudável. Recomenda-se a prática de exercício-físico que estimule vários grupos musculares, como nadar e caminhar, aliada a uma alimentação rica em verduras e frutas, optando por lacticínios com baixo teor de gordura. Não menos importante é também o acompanhamento médico. É fundamental ir verificando com regularidade a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, através de exames de rotina ao seu coração.

Mais sobre o Femal One: www.femal.pt
O Femal One é um SUPLEMENTO ALIMENTAR 100% não hormonal da farmacêutica nacional Tecnifar.
A eficácia do Femal One está cientificamente comprovada por vários estudos, sendo os benefícios do pólen validados pelo Congresso Nacional de Menopausa 2016, realizado pela Sociedade Portuguesa de Ginecologia. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substitutos de um regime alimentar variado.
É importante manter um estilo de vida saudável. Leia atentamente o folheto incluso na embalagem, antes da toma.
Em caso de dúvida, consulte o seu médico ou farmacêutico.
1- O pólen contribui para o conforto e bem-estar, ajudando a diminuir o desconforto e a reduzir os afrontamentos,
durante a menopausa (EFSA-Q-2008-2689 – Nr. 1956).
DMK.FEMO.008.06.2021 06/2021