A Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ) – Hospital S. João, no Porto, é pioneiro na Europa na utilização de tecnologia de fusão intraoperatória, disponível no Ecógrafo FUJIFILM Arietta 750 DeepInsight. Este equipamento de última geração coloca a instituição na vanguarda da cirurgia assistida por imagem. Desde agosto de 2024, este equipamento tem sido usado nos procedimentos de hepatectomias e nefrostomias, de modo a proporcionar cuidados mais precisos e personalizados aos doentes.
A tecnologia de fusão intraoperatória combina diferentes modalidades de imagem como Tomografia Computorizada (TAC), Ressonância Magnética (RM), Tomografia por Emissão de Positrões (PET), ecografia e softwares de planeamento cirúrgico 3D, sincronizando em tempo real com imagem de ecografia intraoperatória. Esta funcionalidade permite ao cirurgião localizar lesões com grande precisão durante os procedimentos mais complexos, contribuindo para a tomada de decisão no decorrer da cirurgia.
Com características inovadoras, o FUJIFILM Arietta 750 DeepInsight é especialmente desenvolvido para apoiar intervenções cirúrgicas complexas, como cirurgias hepatobiliares, pancreáticas (HPB) e cirurgias renais. Com aplicação em procedimentos como a cirurgia aberta, laparoscópica e robótica, o ecógrafo permite maior precisão na delimitação das margens para a ressecção de tumores, avaliação da microvascularização pré, intra e pós-operatória e tecnologia de contraste com quantificação.
De acordo com Susana Vargas, diretora do bloco operatório central e bloco operatório de urgência na Unidade Local de Saúde de São João (ULSSJ) – Hospital S. João, no Porto, “este equipamento é uma mais-valia na nossa atividade diária, oferecendo aos cirurgiões uma tecnologia inovadora para uma maior segurança na tomada de decisões clínicas e, com isso, melhores resultados para os doentes. Os cirurgiões têm, assim, uma tecnologia que lhes permite trabalhar com um diagnóstico mais preciso, um melhor planeamento da cirurgia e uma técnica mais segura.”
O equipamento inclui cinco sondas especificas: duas sondas robóticas para procedimentos cirúrgicos hepatobiliares, uma para procedimentos renais, uma laparoscópica e duas para cirurgia aberta. Além disso, conta com uma sonda convexa de acesso central, indicada para biópsias renais e nefrostomias. Estas últimas são compatíveis com a tecnologia de fusão de imagem, reforçando a versatilidade do ecógrafo.
Além da aplicação em cirurgias, o FUJIFILM Arietta 750 DeepInsight pode ser utilizado em outras valências clínicas, incluindo anestesiologia, reforçando a utilidade no bloco operatório.
O ecógrafo equipado com a tecnologia de fusão intraoperatória marca um novo capítulo na cirurgia assistida por imagem na Unidade Local de Saúde de São João – Hospital S. João, consolidando a instituição como uma referência na vanguarda tecnológica na área da saúde.