9ª edição do Programa Gilead GÉNESE distingue 13 projetos de investigação e de intervenção comunitária nas áreas de oncologia e virologia 957

– Iniciativas de rastreio, diagnóstico e de ligação aos cuidados de saúde na área das hepatites virais e da infeção por VIH em populações vulneráveis, um espaço de partilha entre pares e de apoio a cuidadores de crianças com cancro, uma app destinada a doentes e cuidadores de pessoas com cancro e um programa de exercício físico para sobreviventes de cancro da mama são os projetos na área de intervenção comunitária que foram selecionados nesta edição.

– Na vertente de investigação em oncologia foram selecionados projetos com potencial aplicação clínica nas áreas do cancro da mama metastático e cancro da mama triplo-negativo, da leucemia linfoblástica aguda e, com foco num dos mais recentes tipo de imunoterapia, a terapia com células CAR T.

-Na área de investigação em virologia foi reconhecido um projeto que visa a caracterização epidemiológica, clínica e molecular da hepatite delta em Portugal e um outro trabalho de terapia génica com vista à eliminação de células latentes infetadas.

O evento público da 9ª edição do Programa Gilead GÉNESE decorrerá hoje, dia 17 de outubro, no Edifício IMPRESA, em Paço de Arcos.
Criado em 2013 com a ambição de incentivar a investigação e a intervenção nas comunidades, o Programa Gilead GÉNESE tornou-se uma referência na área da Responsabilidade Social Corporativa em saúde, graças ao enorme impacto que tem gerado através da viabilização de diversos tipos de projetos e iniciativas. Ao longo de 9 edições, o montante global de financiamento atribuído aos 114 projetos apoiados ascende a quase 2.5 dois milhões euros, reforçando o compromisso da Gilead com a melhoria dos cuidados de saúde e com as comunidades locais em Portugal.
À 9ª Edição do Programa Gilead GÉNESE candidataram-se 71 projetos nacionais, tendo sido validados e avaliados 59, 40 de investigação e 19 de intervenção comunitária, submetidos por diversas entidades desde instituições de base científica e académica a grupos da sociedade civil. Foram selecionados 8 projetos de investigação e outros 5 de intervenção comunitária.
“Tal como nas anteriores edições, continuamos empenhados em contribuir para a promoção da investigação científica nacional e de iniciativas de intervenção comunitária junto de grupos da Sociedade Civil em Portugal. Acreditamos que cada projeto levado a cabo nestas áreas contribuirá, para fazer chegar aos doentes mais e melhor saúde, quer pela procura de novas abordagens terapêuticas, passando pela pesquisa ao nível de mecanismos de doença e de potenciais alvos terapêuticos, explorando novas técnicas de diagnóstico, até a iniciativas inovadoras de apoio junto de grupos de doentes inseridos nas comunidades”, afirma Ignacio Schoendorff, Diretor Geral da Gilead Sciences em Portugal.
À semelhança das edições anteriores, a 9ª edição do Programa Gilead GÉNESE conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República, que mais uma vez reconhece a relevância desta iniciativa.
O Programa Gilead GÉNESE visa apoiar projetos de investigação e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas em que a Gilead desenvolve investigação, nomeadamente Oncologia e Virologia. A área da Oncologia contempla projetos de Hemato-oncologia, com foco nas Neoplasias Linfoides (de células precursoras e de células maduras), e Cancro de Mama e a área de Virologia projetos dedicados às hepatites virais crónicas, infeção por VIH/SIDA e Long COVID.
Na sua vertente de Investigação o Programa Gilead GÉNESE privilegia projetos que promovam a geração de resultados em saúde, a investigação com aplicação clínica e a implementação de sistemas de informação em saúde. Na vertente Comunidade, tem como foco os projetos que promovam a qualidade de vida, o diagnóstico e ligação aos cuidados de saúde e a participação cívica e cidadania de modo inovador e com impacto na vida dos doentes.
As candidaturas submetidas no âmbito do Programa Gilead GÉNESE são avaliadas segundo critérios objetivos, previamente estabelecidos e está a cargo das Comissões Externas de Avaliação de Projetos, constituídas por peritos cuja experiência e conhecimento é reconhecida em diferentes áreas do saber.
Nesta Cerimónia, além da distinção dos vencedores, terá lugar um debate sobre o tema “A inovação como motor da sustentabilidade em Saúde” que contará com a participação de Ana Jorge, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa; Margarida Couto, Presidente do GRACE – Empresas Responsáveis; Joana Branco, Diretora Executiva do Biocant; e Pedro Oliveira, Dean da Nova School of Business and Economics.
Mais informações sobre o Programa Gilead GÉNESE poderão ser consultadas no site www.gileadgenese.pt