99% das inquiridas sobre novo anúncio de Gyno-Canesbalance consideram que as infeções vaginais não devem ser tabu 913

Devido ao impacto nas redes sociais da campanha de publicidade ‘Nem todas somos feitas para cheirar a peixe lá em baixo’, sobre o dispositivo médico Gyno-Canesbalance®, a Bayer procurou conhecer a opinião de 200 mulheres portuguesas (entre os 18 e os 45 anos) e chegou à conclusão de que 99% consideram que as infeções vaginais são algo normal e que não devem ser tabu. “Falar do tema com normalidade ajuda a empoderar a mulher para tomar melhores decisões sobre a sua saúde”, refere o estudo elaborado pela Zinklar, plataforma de análise de comportamentos de consumo.

O mesmo estudo – realizado no dia 27 de junho – procurou também perceber se as mesmas consumidoras se sentem ofendidas ou incomodadas com a referida campanha: 72% responderam que não e 85% revelaram que até iriam falar da publicidade de forma positiva aos seus amigos e familiares.

O anúncio, que tem uma sereia como protagonista, pretende informar as mulheres de que o cheiro a peixe é o sintoma mais característico e mais fácil de identificar da vaginose bacteriana, uma doença causada por uma bactéria que surge devido a um desequilíbrio da flora vaginal. Gyno-Canesbalance® contém uma fórmula clinicamente comprovada com ácido lático para proporcionar às mulheres o tratamento dos sintomas da vaginose bacteriana.

A campanha, lançada e comunicada no passado mês de abril, é da autoria da agência LOLA MullenLowe e Portugal foi o primeiro país da Europa a lançá-la. “O humor fino e inteligente do anúncio permite-nos falar com naturalidade sobre os cuidados vaginais das mulheres. Se o principal sintoma é o cheiro a peixe, falemos então de cheiro a peixe. A chave é quem fala e a forma como se dirige às mulheres sobre este tema. Neste caso, ninguém melhor do que uma sereia para desmitificar este sintoma”, defende Helena Marzo, diretora criativa da LOLA MullenLowe.

Não é a primeira vez que a Bayer recorre à desmitificação de problemas femininos, tal como aconteceu com a iniciativa ‘Pipi sem Filtros’, em que a farmacêutica contribuiu para a sensibilização da saúde íntima de forma descontraída e transparente. “Com a personagem da sereia pretendemos falar com as nossas consumidoras de mulher para mulher e de uma forma descontraída, do mesmo modo que já o fizemos no passado, que desconstrói tabus e que dá a conhecer às mulheres o principal sintoma de uma infeção vaginal tão comum e tão desconhecida pela maioria. É para nós fundamental que as mulheres tenham acesso a informação clara, que lhes permita perceber quais os sintomas das infeções vaginais e quais os tratamentos disponíveis. É também importante realçar que não estamos a falar de higiene íntima. Estamos a falar de uma doença que provoca mau cheiro independentemente dos hábitos de higiene de cada mulher, tal como é referido pela sereia”, salienta Beatriz Baldaque, Senior Brand Activation Manager da Bayer.

A gama Gino da Bayer é líder na saúde íntima e tem como objetivo libertar as mulheres do desconforto e constrangimento das infeções vaginais. Além disso, a missão da marca passa por empoderar as mulheres, aumentando a literacia das mulheres em infeções vaginais, por forma a reconhecerem os sintomas e escolherem o tratamento mais indicado.

Gyno-Canesbalance: Com ácido láctico e glicogénio. Para tratamento dos sintomas da Vaginose Bacteriana. Pode ser utilizado durante a gravidez e menstruação. Não utilizar: se a ponta do aplicador estiver partida; após o prazo validade; se pretende engravidar. Em caso de persistência ou agravamento dos sintomas fale com o seu médico. Cada bisnaga é de utilização única. Dispositivo Médico. Leia atentamente a rotulagem e as instruções de utilização. Para mais informações contactar o distribuidor Bayer Portugal, Lda

O vídeo da campanha pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jjypGwUj5bQ.

* Junho é o mês de orgulho LGBTQIA+ (Pride Month). Durante este mês, o logótipo da Bayer exibirá cores que simbolizam a comunidade LGBTQIA+, com o objetivo de contribuir para promoção de uma cultura empresarial inclusiva e diversa.