A Nielsen divulgou no seu portal, um relatório sobre o impacto das preocupações em torno da sustentabilidade para o consumo na Europa Ocidental, onde indica que 85% dos portugueses assumem que o suporte das empresas a causas ambientais impacta a sua decisão de compra.
Já a nível europeu, 81% dos consumidores europeus afirmam que é muito importante que as marcas implementem programas que melhorem o meio ambiente.
Existem graus distintos de preocupação com este tipo de questões entre os consumidores europeus. A idade é um dos fatores, com 85% dos Millennials (21-34) a defenderem que as empresas devem empenhar-se em melhorar o ambiente, contra 72% dos Baby Boomers (50-64) e 65% da Silent Generation (65+).
Mas só 30% a 40% dos consumidores europeus estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos que cumprem determinadas normas sustentáveis.
A Nielsen no seu relatório refere que “produzimos anualmente mais plástico do que o peso conjunto da população global e até 2050 é esperada uma maior quantidade de plástico do que de peixe nos oceanos”.
Ana Paula Barbosa, Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal, referida no portal, afirma que tendo em conta estes dados são várias “as oportunidades que se abrem às marcas”. Implementar iniciativas sustentáveis “vai impulsionar o crescimento de vários mercados, à medida que cresce a procura por uma oferta que responda a este tipo de preocupações e que as marcas locais fazem uso desta tendência para potenciar as suas vendas”, afirmou.