2.ª edição do Programa “Future COPD Leaders” arranca esta semana 571

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), com o apoio da GSK – GlaxoSmithKline, lançam, pelo segundo ano consecutivo, o Programa “Future COPD Leaders”, com o objetivo de promover o desenvolvimento e a capacitação de jovens pneumologistas com interesse na Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). À semelhança da edição anterior, o Professor Àlvar Agustí, pneumologista espanhol reconhecido internacionalmente, é o mentor da iniciativa.

“A SPP tem uma expetativa elevada para a edição deste ano, uma vez que na anterior conseguimos captar o interesse de vários jovens pneumologistas com vontade de aprofundar o seu conhecimento sobre DPOC. Consideramos estas iniciativas educativas muito importantes, por fomentarem um melhor acompanhamento dos doentes”, explica a Prof. Paula Pinto, Vice-Presidente da SPP e Project Mentor do “Future COPD Leaders”.

O programa está dividido em três fases, a primeira arranca já no dia 31 de março, às 19h, com a sessão “Learning to be an Expert”, uma reunião dirigida a jovens pneumologistas e que conta com a participação do Professor Àlvar Agustí e do médico de saúde pública Firmino Machado. A segunda e terceira fase ficam marcadas pelas reuniões dedicadas ao tema “How to be a scientific leader”, a decorrer entre abril e outubro, e que envolvem um processo de candidatura onde são selecionados os dois projetos de jovens especialistas em pneumologia, por uma comissão científica eleita pela SPP. Os pneumologistas que tiverem os seus projetos selecionados, têm posteriormente a oportunidade de participar em seis mentoring meetings com o mentor do programa, em conjunto com outros mentores designados pela SPP.

“O investimento na ciência e na capacitação dos profissionais de saúde sempre foi uma prioridade da GSK. Assim, tendo em conta o enorme sucesso da primeira edição, foi com elevado entusiasmo que decidimos voltar a juntar forças com a SPP e lançar a segunda edição do programa ‘Future COPD Leaders’, disponível para todos os jovens pneumologistas que queiram desenvolver as suas competências médicas e científicas nesta área”, afirma a Prof. Neuza Teixeira, Medical Manager da GSK Portugal.

No final do programa os pneumologistas finalistas recebem um certificado da GSK e da SPP pela conclusão do programa. Mais informações em: https://futurecopdleaders.pt/