11º Congresso Português de Hipertensão decorre entre 9 e 12 de fevereiro 787

17 de janeiro de 2017

O 11º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global vai decorrer de 9 a 12 de fevereiro, no Crown Plaza Vilamoura.

O evento, organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), visa debater os problemas relacionados com a hipertensão arterial e risco cardiovascular, em todas as suas vertentes, abordando temas variados que partilham o conhecimento científico e experiência clínica, quer nacional quer internacional.

Segundo a presidente da comissão organizadora do congresso, Cristina Alcântara, «à semelhança das edições anteriores, este ano temos novidades e inovações. Teremos pela primeira vez a colaboração das Sociedades Eslovena e Romena de Hipertensão, alargando a internacionalização do congresso e da SPH. E a novidade são os Cursos Pré-Congresso: diabetes, hipocoagulação e dislipidemia, a realizar no dia 9 de manhã».

“A pressão arterial ideal” é o tema escolhido para a conferência inaugural do congresso, que será dirigida por Enrico Agabiti, presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão e diretor do Departamento de Ciências Clínicas e Experimentais da Universidade de Brescia, em Itália.

A educação é um dos motes da edição deste ano bem como o papel da Sociedade de Hipertensão nesta matéria. Nesta área destaca-se a conferência “A questão do sal nas crianças” dirigida por Jorge Cotter.

Esta edição conta também com a sessão conjunta da SPH com a European Society of Hypertension, onde vários especialistas internacionais vão discutir os últimos desenvolvimentos no tratamento da hipertensão arterial. Destaque também para as habituais sessões conjuntas entre a SPH e sociedades afins de outros países, nomeadamente Hungria, Roménia e Brasil, anunciou a entidade em comunicado.